quinta-feira, 16 de junho de 2011

Membro da Equipe do ProUCA/SC Participa da Formação na THEBE

Foto: Gestores e professores da Thebe reunem-se para conversar sobre o ProUCA

A Escola Pe. Theodoro Becker promoveu na tarde de 16 de junho de 2011, formação do ProUCA para os professores e gestores do estabelecimento. O prof. Rogério S. Pedroso, membro da Equipe de Formadores e Pesquisadores do ProUCA/SC, participou do encontro para conversar com o grupo.

Primeiramente o prof. Rogério agradeceu a direção e ao prof. Alcino por estar participando desse encontro. Em seguida repassou a avaliação positiva que a escola recebeu durante a reunião da Equipe do ProUCA/SC, no dia 8/06/2011, em Florianópolis. Depois abriu espaço para os gestores e professores comentarem sobre os seguintes aspectos: como está a sua participação na formação virtual a distância? Como está o funcionamento da prataforma E-Proinfo como ferramenta de mediação da formação? Com está a participação nas atividades promovidas pela Eqjuipe do ProUCA?

O prof. Alício, numa atitude de sinceridade e humildade, relatou que sua participação na formação do ProUCA, na modalidade virtual a distância, está sendo um grande desafio pessoal, pois ele não está acostumado a estudar neste formato. Ele elogiou muito o conteúdo disponibilizado pela Equipe do ProUCA e que as atividades propostas são muito interessantes. Estes dois comentário finais receberam o apoio de vários professores presentes.

O prof. Joaquim disse que os professores da Escola Pe. Theodoro Becker estão bem servidos de profissionais que dão apoio ao uso dos aplicativos no UbuntUCA e no desenvolvimento dos estudo no E-Proinfo. E tem uma gestão escolar que apoia os docentes. Os dois professores multiplicadores, Alcino e Gedimar, são muito prestativos e dedicados. Estão prontos a ajudar os professores. Disse o prof. Joaquim, "o maior desafio está dentro de mim. Eu preciso vencer minhas limitações tecnológicas".

Foto: Prof. Joaquim Carlos expondo suas ideias e opiniões para o grupo.

A orientadora pedagógica Caroline teceu alguns comentários sobre a relação professor e o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem E-Proinfo (AVEA E-ProInfo). Segundo ela, a interface do E-Proinfo é muito confusa. O usúário se perde ao navegar dentro do ambiente. Teve uma outra professora que foi bem enfática ao falar: "o E-proinfo é muito complicado. Eu tenho que anotar no caderno os links que acessei nele para não me perder". Vários professores apoiaram esta avaliação sobre a dificuldade de usar o E-Proinfo.

A profa. Ivete levantou a questão do tempo para o professor desenvolver as atividades no E-Proinfo, durante o horário escolar. Segundo ela é dificil administrar o tempo para dar as aulas, preparar o plano de ensino, elaborar e corrigir as provas e ainda ter que estudar o material e desenvolver as atividades planejadas no E-Proinfo. É necessário repensar a gestão do tempo nas escolas que participam do ProUCA. É um novo desafio para o professor incorporar no seu contidiano as tecnologias da comunicação digital (TCD) mediadas pelo uquinha.

Em seguida a diretora Vanete ressaltou o excelente clima de trabalho e de participação de todos. Disse que o ProUCA está caminhando na escola porque vários fatores contribuem para isso. Mas o mais importante é o espirito de participação e de trabalho em equipe que os gestores e os professores da escola demonstram. A caminhada é longa, mas juntos vamos avançar na construção de um novo paradigma educacional.

O prof. Rogério agradeceu a oportunidade do encontro. Os professores multiplicadores da escola, Alcino Cesar e Gedimar Pereira assumiram o retante da formação para estudas os aplicativos instalados no UnbutUCA com os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário