Apresentação



O que é o ProUCA?

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) contempla entre suas metas a disseminação do uso pedagógico da tecnologia digital. As ações previstas inserem-se no contexto político-pedagógico de qualificação da educação, construção das competências amplas da cidadania e do desenvolvimento humano.
O Programa Um Computador por Aluno - ProUCA é uma iniciativa do Ministério da Educação, é financiado com recursos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo Integrado - e coordenado pela Secretaria de Educação a Distancia - SEED/MEC. O ProUCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso e a apropriação pedagógica das novas tecnologias de informação e comunicação como uma nova linguagem.

Por que "um computador por aluno"?
De acordo com o MEC, a ideia do laptop conectado um para um (1:1), disponibilizado na escola para cada aluno e educador, gera novas dimensões de acesso à informação e novas relações com o saber que podem resultar em tendências educacionais inovadoras, descortinando novos e promissores horizontes de trabalho do conhecimento nas escolas.
Articula diferentes conceitos, permeados na sociedade e cultura digital, em especial, o aprender pela interação em redes sociais e o desenvolver as competências e habilidades exigidas pela sociedade atual. Possibilita a criação de redes em interação aluno com aluno, aluno com professor, professor com especialista e um tanto outro número de enlaces numa experiência de inteligência coletiva, rica, inovadora e multiplicadora do conhecimento.

Quer saber mais?
Estrutura ProUCA - Brasil

PROGRAMA UCA EM SANTA CATARINA (Saiba mais) 

De acordo com a estrutura do Programa, o UCA está sendo desenvolvido paralelamente em várias regiões do Brasil por IES globais e locais. No caso de Santa Catarina, juntamente com Rio Grande do Sul, Paraná e Amazonas, a IES global responsável pelo Programa é  Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Em Santa Catarina, o ProUCA está sob a responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
ProUCA - Brasil - IES globais e sua abrangência
A fase pré-piloto do ProUCA iniciou em 2007, em cinco escolas, localizadas no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Tocantins. Na segunda fase, o programa-piloto foi ampliado para 300 escolas em todo o Brasil, a partir da aquisição, pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, de 150 mil equipamentos portáteis, que estão sendo denominados de laptops educacionais, para a execução de um projeto plural, constitutivo dos sistemas públicos de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em escolas públicas localizadas nas áreas urbana e rural.
As ações previstas pelo projeto UCA não só se inserem no PDE como se integram ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) do Ministério da Educação, com o aproveitamento das iniciativas e bases existentes de gestão e formação estruturadas nos sistemas Núcleos estaduais e municipais de Tecnologia Educacional – NTEs e NTMs, descentralizados e distribuídos geograficamente, devendo se beneficiar das redes de formação de professores e dos núcleos de pesquisa em instituições de ensino superior. 
É a partir da fase piloto do ProUCA que se compõe a equipe de formadores do ProUCA em Santa Catarina.
As outras ações que compõem a fase piloto, a serem contempladas, de modo assegurar o desenvolvimento correto e pleno do Programa UCA são:
  • a implementação de processo de capacitação de recursos humanos envolvidos com a operacionalização dos projetos-piloto;
  • a implementação de processo de acompanhamento e a avaliação de desempenho dessa fase, que permitam valorar o impacto do laptop educacional conectado no processo educacional em termos pedagógicos e organizacionais para a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem e inclusão digital da comunidade escolar; e
  • a implementação de processo de pesquisa, que seja capaz de identificar práticas pedagógicas inovadoras com o laptop educacional e desenvolver referenciais da mudança curricular necessária à escola no contexto da sociedade do conhecimento.
 Saiba mais:

Na fase piloto, participam do ProUCA 12 escolas em Santa Catarina, localizadas em Florianópolis, Agrolândia, Brusque, Caçador, Chapecó, Herval d'Oeste, Jaraguá do Sul, Joinville, São Bonifácio e Tubarão.

Cidades com Programa UCA em Santa Catarina

 
Escolas participantes da fase piloto do ProUCA em Santa Catarina:

JARAGUÁ DO SUL: Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Schmitz
JOINVILLE: Escola de Educação Básica Francisco Eberhardt


Saiba mais:



O grupo de formadores do ProUCA em Santa Catarina, tendo a UFSC como IES local designada para implementar o projeto UCA no estado, começou a ser constituído em junho de 2010. Coordenado pela Profa. Dra. Edla Maria Faust Ramos e pela Profa. Dra. Roseli Zen Cerny, o grupo é responsável, em parceria com os NTEs e NTMs, pela formação dos professores das escolas selecionadas, assim como pelo o acompanhamento da implantação do projeto na sua fase piloto.


Acompanhe em nosso blog os trabalhos realizados pela equipe ProUCA em Santa Catarina.

Equipe ProUCA - SC