Veja também a agenda das formações nas escolas.
Histórico da primeira etapa das formações
Setembro de 2010
Dias 16, 17 e 18
Formação no Colégio de Aplicação da UFSC, em Florianópolis
Nos dias 16,17 e 18 de Setembro de 2010, começou a formação dos professores do Colégio de Aplicação da UFSC. Levando-se adiante a divissão em dois grupos:
○ professores dos anos iniciais do ensino fundamental (30 pessoas) e
○ professores dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio (aproximadamente 70 pessoas).
![]() |
Professores descobrindo as funcionalidades do equipamento |
Reunindo-se assim em torno de 100 profissionais – entre professores, direção, coordenação pedagógica estagiários, etc.
Começando nos días 16 e 17 de Setembro participaram os professores do primeiro grupo, demostrando grão interesse e entusiasmo em conhecer, apreender e superar as dificulades geradas a partir desta inovação dentro e fora da aula e a escola.
Devido a problemas com a conexão e internet, acordou-se entre todos os participantes de propor a formação até solucionar os problemas de conexão, para assim retomar as atividades de formação com um maior aproveitamento das possibilidades de elaboração de propostas de inetrevenção prática com o uso do Classmate.
![]() |
Professores do Colégio de Aplicação experimentam o uso dos Classmate, auxiliados pela equipe de formadores. |
Para conlcuir com este primeiro momento, comunicou-se que a formação vai ter continuidade na medida que se resolver o problema da conexão à rede sem fio e que serão comunicados da retomada das atividades de formação com a devida antecedência.
Setembro de 2010
Dia 28
Formação na EEB Francisco Eberhardt, em Joinville
A primeira formação ProUCA na EEB Francisco Eberhardt, de Joinville, aconteceu no dia 28 de setembro.
A formação foi coordenada pela prof. Elisa Maria Quartiero, da UDESC, e teve também a participação da prof. Maria Helena Bonilla, da UFBA, e dos estudantes do PPGE/Mestrado em Educação Maíra Marques e Rafael Cunha, também da UDESC e integrantes do grupo de formadores UCA em Santa Catarina.
Diferencial: a formação teve professores e alunos dividindo o mesmo espaço |
Além dos professores da escola, participaram dessa primeira etapa de formação os profissionais do NTE local e também um grupo de estudantes da escola, de diferentes turmas, que atuarão como monitores voluntários do programa. A presença desses monitores durante a fase de implantação do ProUCA, sobretudo, é considerada muito importante pelo grupo de formação.
A formação ProUCA na escola foi dividida em dois momentos. Num momento inicial, consiste na apresentação geral do Programa e na apropriação tecnológica. Já no segundo momento, o foco recairá sobre as questões dos usos dos laptops por professores e estudantes em suas atividades. Na primeira formação, em 28/09, durante o período da manhã, as atividades começaram com a apresentação geral do Programa aos participantes. A seguir, foi feito um levantamento entre os professores de suas necessidades de formação (levantamento esse cujas informações serão utilizadas pelo grupo de formadores para planejar as próximas formações) e desafios que a implantação dos laptops implicará nas práticas pedagógicas.
Professores e monitores exploram os recursos dos laptops |
Por fim, foram trabalhados alguns tópicos sobre gestão dos equipamentos, como a questão da distribuição dos laptops aos alunos e as possibilidades de seu uso nas atividades escolares. As atividades de formação no dia encerraram com os encaminhamentos para a próxima formação presencial, agendada com os professores para 06 de outburo, e sobre a continuidade da formação, em sua etapa a distância pela plataforma e-Proinfo.
Apresentação do tour virtual pelo Classmate e atividade em rede |
Outubro de 2010
Dia 01
Formação na EEB Visconde de Mauá, em Tubarão
Em 01 de outubro, a formação inicial do programa UCA chegou à EEB Visconde de Mauá, na cidade de Tubarão, região sul de Santa Catarina.
Prof. Elisa Quartiero, da UDESC, coordena a formação em Tubarão |
Professores da EEB Visconde de Mauá, durante a formação |
No período da tarde, foram realizadas algumas atividades com os laptops, como configurações a partir do centro de controle dos equipamentos. Além disso, foram realizadas apresentações de alguns aplicativos dos laptops. As atividades on-line, programadas para serem realizadas também nesse período, foram substituídas por outras atividades, em função da restrição de acesso à internet. Por este motivo, também, a próxima formação na escola, apesar de pré-agendada, ficou na dependência da configuração da rede na escola.
![]() |
Apresentação do tour virtual pelo Classmate e atividades práticas |
Outubro de 2010
Dia 05
Formação no Centro Educacional Adolfo Hedel, em Agrolândia
No dia 05 de outubro, foi a vez do Centro Educacional Adolfo Hedel, em Agrolândia, receber a primeira etapa de formação inicial do ProUCA em Santa Catarina.
![]() |
Entrada do CE Adolfo Hedel, em Agrolândia |
As atividades aconteceram no laboratório de informática da escola e se desenvolveram ao longo de todo o dia. Na parte da manhã, houve a apresentação geral do ProUCA nacional e estadual, a coleta de informações preliminares sobre desafios e necessidades de formação dos professores. Essa tem sido uma estratégia corrente nas formações das escolas, para que a partir das necessidades do grupo possam ser planejadas as ações das futuras formações. Ainda no período da manhã, foi feito o cadastro dos professores na plataforma e-ProInfo, para que possam dar continuidade à formação em sua modalidade a distância. Também foram levantadas questões relativas à gestão dos equipamentos e da implementação do Programa na escola.
Professores exploram os recursos e configurações dos laptops |
Após o almoço, realizado na própria escola, as atividades ficaram mais concentradas à exploração das ferramentas e recursos dos laptops. Além do "tour virtual", foram realizadas algumas atividades em rede, com o aplicativo "mensageiro instantâneo" e apresentação de recursos da web 2.0, como o 'Google docs', além das possibilidades de uso de blogs como ferramenta de divulgação e integração da comunidade escolar. Estas atividades foram possíveis porque a rede da escola manteve-se estável, com uma boa velocidade de conexão. Até então, esse tinha sido o principal obstáculo encontrado em outras escolas onde a formação vinha acontecendo.
Professores e estudantes realizam atividades em rede, durante a formação |
Para a próxima formação na escola ficou combinado com o grupo de professores questões ligadas à organização e estruturação de projetos de uso dos laptops. A segunda formação presencial no Centro de Educação Adolfo Hedel ficou pré-agendada para o dia 18 de outubro.
Cooperação nas atividades com os Classmate |
Outubro de 2010
Dia 18
Formação na EEB Pe. Theodoro Becker - Brusque
No dia 18 de outubro, ocorreu a primeira etapa da formação de professores da Escola Pe. Theodoro Becker na Unifebe em Brusque. A formação foi coordenada pela professora Edla Maria Faust Ramos juntamente com mais 3 integrantes da equipe de formação ProUCA-SC, Rogério Santos Pedroso, Elizangela Bastos Hassan e Verônica Gabriela Silva Piovani, além da equipe de formadores locais do MAPE.
A formação contou com a participação de 30 professores e 16 estudantes da escola que atuarão como alunos monitores voluntários do Pro-UCA.
Essa primeira etapa de formação ProUCA seguiu as diretrizes gerais do programa de formação em SC, iniciando com a apresentação geral do Programa pela Professora Edla e um foco especial na questão da possibilidade de troca do atual Sistema Operacional da Metasys pelo Ubuntu. A decisão da troca do sistema será tomada até o final da semana corrente de acordo com a devida autorização do MEC após a finalização dos testes de funcionamento do sistema.
Outubro de 2010
Dia 20
Outubro de 2010
Dia 22
Veja também:
Histórico da segunda etapa das formações ProUCA nas escolas