Quem somos nós

Equipe de formadores e Pesquisadores  - ProUCA em Santa Catarina
IES local - Universidade Federal de Santa Catarina

Ficha técnica
Coordenação do Programa de Formação UCA Brasil em SC
Juliana Cristina Faggion Bergmann (UFSC)
Rosely Zen Cerny (UFSC)
Edla Maria Faust Ramos (UFSC) - ex-coordenadora e atual colaboradora

  • Juliana Cristina Faggion Bergmann: é professora do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua na área de Metodologia do Ensino de Línguas Estrangeiras, Linguística e Produção de Materiais Didáticos, e do Laboratório de Novas Tecnologia (LANTEC) do Centro de Ciências da Educação (CED), onde coordena o Núcleo de Criação e Desenvolvimento de Materiais Didáticos. Desde 2012 é coordenadora do Projeto Piloto Proinfo UCA Um Computador por Aluno no Estado de Santa Catarina. Em 2009 concluiu o Doutorado em Sciences du Langage pela Université Lumière Lyon 2 - França, onde também cursou o Master (DEA). No Brasil, possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná, concluído em 2002.
  • Ederson Torresini: mestre em Ciência da Computação pela UFSC na área de Informática na Educação, professor da área de Telecomunicações do IF-SC. Tem blog pessoal, Flickr, lista de favoritos, estante virtual de livros, Twitter e uma esposa compreensiva. Um entusiasta da Internet, jogos e software livre.
  • Edla Maria Faust Ramos: Licenciada em Matemática (1979), Doutoramento em Tecnologias na Educação (1996). Professora desde sempre. Sonhadora  e cantora nas horas vagas.
  • Marimar da Silva: Possui graduação em Licenciatura em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), especialização em Metodologia de Ensino pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1998), mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Professora de inglês e orientadora pedagógica do programa de extensão de línguas estrangeiras/inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Curso de Licenciatura em Letras/Inglês e Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrando a disciplina de Estágio Supervisionado.
  • Elizângela Bastos Hassan: Especialização em Informática na Educação (1997-UPF), Mestrado em Ciência da Computação  (2003-UFRGS). Consultora de Feng Shui Tradicional e Cosmologia Chinesa. Gaúcha de nascimento e coração!!
  • Mariano Castro Neto:- Pedagogo. Doutorado em Mídia e Conhecimento (UFSC-2006). Docente na Pós-Graduação da Estácio - SC. Designer Instrucional na Equipe da Avaliação do Programa e-Tec Brasil. Supervisor Escolar do Ensino Médio do CA/CED/UFSC.
  • Maíra Marques de Oliveira: Graduada em Ciências Biológicas (UFSC), mestranda em Educação na linha Educação, Comunicação e Tecnologia na UDESC.
  • Marilene Alencastro: Pedagoga. Mestrado em Educação e Comunicação(UFSC/2009). Mestrado em Educação, Arte e Cultura (UDESC/2003). Psicopedagogia(1999) Especialista em assuntos da juventude. Ligada nos assuntos que tratam da juventude, educação, tecnologias e Terceiro setor. Curiosa.
  • Patrícia Justo Moreira: Pedagoga (UDESC-2007). Mestre em Educação  na linha Educação, Comunicação e Tecnologia (UDESC-2010). Pesquisadora integrante do Programa UCA-SC.
  • Raquel Dotta Corrêa: Possui Graduação em Letras, habilitação em Língua Italiana e Literaturas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2007), Especialização em Formação de Professores pela Università Ca Foscari di Venezia (2009) e Mestrado em Estudos da Tradução-PGET (2010) pela UFSC. Atua como professora substituta junto ao Departamento de Metodologia de Ensino - MEN/UFSC, como professora de Língua e Cultura Italiana na Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL e como tutora do curso de Letras Inglês- EAD/UFSC. Tem experiência como assistente pedagógica no setor de Inclusão Escolar - séries iniciais junto ao Colégio de Aplicação/CA/UFSC. 
  • Rogério Santos Pedroso: Graduado em Estudos Sociais [História e Geografia (1984)], 4 Especializações [História Social (1992), Geografia  Humana (1995), Informática na Educação  (2002) e Educação a Distância (2006)] e mestrado em Educação pela UFSC (2009). Professor no curso de Pedagogia e Assessor de EaD na Unifebe. Sou corinthiano, mas não fanático B-). 
  • Sila Marisa de Oliveira: Mestre em Estudos da Tradução (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras Português-Espanhol, iniciada na URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1997), Campus de Erechim e concluída na Univali - Universidade do Vale do Itajaí (2001), Campus de Itajaí. Tem experiência na área de tutoria, tendo atuado por dois anos e meio no curso de Licenciatura em Língua Espanhola UFSC/UAB., além de experiência em emsino de Espanhol em escola regular em diversos níveis: educação infantil, básica, ensino médio e também em cursos privados de idiomas. Atuou como professora substituta no curso de Letras-Espanhol da UFSC. Atualmente é tutora do Pro-UCA, MEC/Lantec/UFSC.
Atribuições do Grupo de Formadores ProUCA - SC

Rede de formação UCA

O Programa UCA empreende esforços de incorporação de novas práticas pedagógicas no contexto escolar e na sala de aula, através do uso do laptop educacional em rede e sua utilização na qualificação da educação brasileira. Tem como objetivos:
  • a implementação de processo de capacitação de recursos humanos envolvidos com a operacionalização dos projetos-piloto;
  • a implementação de processo de acompanhamento e a avaliação de desempenho dessa fase, que permitam valorar o impacto do laptop educacional conectado no processo educacional em termos pedagógicos e organizacionais para a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem e inclusão digital da comunidade escolar; e
  • a implementação de processo de pesquisa, que seja capaz de identificar práticas pedagógicas inovadoras com o laptop educacional e desenvolver referenciais da mudança curricular necessária à escola no contexto da sociedade do conhecimento.
Na sua implantação e implementação, o Projeto necessita de uma ação ampla de formação de recursos humanos, estratégias de avaliação e iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
A partir dessas premissas, o grupo de formadores ProUCA em Santa Catarina busca desenvolver estratégias para aplicação do programa de capacitação, acompanhar e avaliar o uso pedagógico do laptop educacional em escolas públicas do projeto UCA, em parceria com o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância.

Responsabilidades do grupo:

1 – Prosseguimento da proposta de formação
- Participação na consolidação da rede UCA de formação
- Coordenação e acompanhamento dos cursos
- Revisão e publicação de material didático

2 - Implementar proposta de avaliação das escolas UCA
- Implantação da estrutura de avaliação
- Organização das bases de dados
- Coordenação, acompanhamento e avaliação dos processos formativos
- Implementação da avaliação (diagnóstica, processo, resultados e impactos)
- Análise de dados

3 – Desenvolver investigação científica pedagógica
- Análise das práticas educativas implementadas com o laptop nas escolas e das mudanças ocorridas nos processos e currículos

4 – Acompanhar as escolas no desenvolvimento de projetos pedagógicos
- Acompanhamento das escolas no desenvolvimento de práticas pedagógicas utilizando os Laptops