Seja bem-vindo(a) à comunidade destinada ao compartilhamento de experiências e à divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela Equipe de Formadores e Pesquisadores do Programa Um Computador por Aluno no Estado de Santa Catarina (Equipe ProUCA/SC).
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Foi dada a partida na migração do Netbuntu em Brusque.
Oi Pessoal!
A Escola Pe. Theodoro Becker, de Brusque, que participa do PROUCA de SC, deu a largada para a migração para o Sistema Operacional (SO) Netbuntu - Remix (versão 9.10*) nos classmates. Os professores Alcino Cesar, Gedimar Pereira e Rogério S. Pedroso começaram hoje (25/02/2011), de manhá, a realizarar a migração. Será um processo demorado, mas muito prazeiroso, pois na segunda-feira (28/2) vão unir forças seis alunos monitores da escola e a equipe de professores-motivadores dos ESPIN das diversas escolas municipais que virão, com o coordenador Prof. João Luiz, ajudar no trabalho.
A migração está sendo feita via pendrive. Alguns professores já receberam seus Classmates com o novo SO Netbuntu - Remix e gostaram muito. Segundo a profa. Ivete "o novo SO Netbuntu é mais bonito e mais fácil de usar". Aprovaram a migração.
Os professores Gedimar e Alcino disseram que se colocam a disposição para ajudar as outras escolas na migração. Quem quiser fazer contato:
E-mails:
Prof. Gedimar: gedimar_xadrez@hotmail.com
Prof. Alcino: asvcesar@superig.com.br
Telefone da escola: (47) 3350-7200
>> Clique aqui para ver mais fotos do dia 25/2/2011.
>> Clique aqui para ver fotos do dia 28/02/2011.
* = Foi colocado esta versão porque a versão 10.04 não foi compatível com o hardware do Classmate. A única que deu certo e foi fácil de instalar foi a versão Ubuntu Netbook Remix - versão 9.10.
A migração para UBUNTU começou
Esta autorização foi concedida mediante solicitação que já encaminhamos ao MEC/SEED em meados do segundo semestre letivo do ano passado, em virtude de que com o uso do atual Sistema Operacional muitas atividades didático-pedagógicas ficam prejudicadas por diversos motivos. Dentre eles destacamos:
1. Dificuldade na conectividade com as redes wireless de algumas escolas e das praças pública (hotspot);
2. Interface com baixa usabilidade principalmente devida a incompatibilidade entre resolução e display e má configuração do menu Iniciar;
3. A baixa performance geral do SO Metasys, dentre outros aspectos (além de dificuldades com visualização de vídeos, etc).
Os diretores e gestores das Escolas UCA de SC se manifestaram quanto ao seu interesse em realizar ou não a migração e algumas escolas já iniciaram a troca: a Escola Theodoro Becker de Brusque e oColégio de Aplicação da UFSC.
Na Theodoro Becker o pessoal iniciou hoje a migração dos laptops dos professores e na segunda começa um mutirão de uma equipe de professores dos ESPINS (as salas informatizadas das Escolas Municipais - para realizar a troca em todos os laptops). No CA já iniciaram os preparativos para a realização do mutirão em breve.
As orientações para a realização da migração podem ser encontradas no Blog da equipe de formadores.
O processo de migração é demorado mas será ALTAMENTE compensador!
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Mais uma escola incluída no ProUCA - SC: primeira formação acontece nessa semana

A mais nova escola do ProUCA em Santa Catarina é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Schmitz, na área urbana de Jaraguá do Sul, que conta com 44 professores e cerca de 440 alunos matriculados, de acordo com o INEP.

Escola Waldemar Schmitz, em Jaraguá do Sul, passa a integrar o ProUCA-SC
Com a inclusão desta escola, o ProUCA-SC atende agora cerca de 400 professores e quase 5.600 alunos em Santa Catarina.
A primeira formação do ProUCA na escola Waldemar Schmitz ocorre na próxima sexta-feira, 25 de fevereiro.
Veja mais fotos da mais nova escola do ProUCA-SC.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Secretário Fábio, de Piraí, visita Brusque.

O senhor Fábio Marcelo de Souza, Secretário Municipal de Planejamento, Ciência e Tecnologia do município de Piraí, Rio de Janeiro, esteve visitando a cidade de Brusque para conversar sobre questões ligadas aos seguintes temas: Cidade Digital, Governo Eletrônico e PROUCA.
A cidade de Piraí é referência nacional e internacional na implantação dos Projetos de Cidade Digital e do PROUCA Total. Todos os alunos e professores da rede pública municipal de Piraí já estão utilizando netbooks nas salas de aula.
O senhor Fábio esteve conversando com diversos gestores da administração pública de Brusque sobre Governo Eletrônico e PROUCA. Ele também visitou a Escola Pe. Theodoro Becker para conhecer o que já foi feito de infraestrutura das redes lógica e elétrica para atender a demanda do netbooks.
Para a cidade de Brusque é importante conversar com gestores públicos, como o senhor Fábio, que tem experiência na área de implementação de Projetos de E-Gov e do PROUCA. O senhor Fábio foi muito prestativo e generoso ao relatar as divesas experiências vividas em Piraí. Brusque agradece a Piraí e ao senhor Fábio por compartilhar conhecimentos.
>> Clique aqui conhecer o Projeto Piraí Digital.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Profa. Léa Fagundes participa da 1ª Reunião da Equipe do PROUCA/SC de 2011

A Equipe de Formadores e Pesquisadores do PROUCA/SC realizou a primeira reunião de planejamento de 2011. A profa Dra. Léa Fagundes, Coordenadora do PROUCA da Região Sul, se fez presente à reunião. A profa. Dra. Edla Ramos, Coordenadora do PROUCA/SC, agradeceu a presença da profa. Léa e em seguida dirigiu os trabalhos de planejamento da equipe.
>> Clique aqui para ver mais fotos.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
ProUCA de Brusque aparece na TV RBS de Blumenau.
Fonte disponível em: http://mediacenter.clicrbs.com.br/rbstvsc-player/47/player/165871/jornal-do-almoco-blumenau-bloco-3-11-02-2011/2/index.htm. Acesso em: 17 fev. 2011.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Formação do ProUCA na Escola Municipal de Educação Básica Esperança na cidade de Caçador - SC
O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2011. No qual estavam presentes 14 professoras, um professor, três professoras do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, a Direção e a Secretária da Escola.
O encontro foi dividido em dois momentos: no primeiro momento a professora Patrícia Justo Moreira desenvolveu oficinas de áudio (audacity), uso da internet, mensageiro instantâneo (pidgin) e blogs.
O segundo momento o professor Mariano Castro trabalhou a elaboração de projetos de trabalho.
Tivemos momentos de oficinas, debates e elaboração de projetos os quais serão desenvolvidos durante o ano de 2011. Foram formados três grupos de trabalho. Um dos grupo com 4 integrantes destinou suas discussões sobre assunto ligado à "Hábitos de higiene: é cedo que se começa" cujo objetivo é orientar a comunidade escolar sobre hábitos de higiene pessoal e ambiente, destinado a turmas de 3º ano e educação infantil que será realizado em dois meses. Outro grupo com 5 integrantes elegeu a "Reciclagem de materiais para confecção de cartonagem" um projeto que envolverá todos da escola e comunidade escolar e terá duração anual. E por fim, um terceiro grupo, com 6 integrantes elegeu o tema "Saúde" envolvendo educação infantil e primeiros anos, com a preocupação ligada às ações para melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar na prevenção da saúde corporal, social e ambiental. Este projeto também durará o ano todo.
Os três grupos utilizarão como recurso os laptops educacionais, com registros escritos, fotográficos, internet e etc.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos o grupo mostrou-se comprometido e motivado para utilizar tecnologias na sua prática pedagógica, além de mostrar preocupação em desenvolver atividades que integrem a comunidade escolar como um todo.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
PROUCA é apresentado aos professores de Brusque.
A secretaria municipal de Brusque convidou a profª. Dra. Edla Ramos, coordenadora estadual do PROUCA/SC, para dar uma palestra para todos os professores da rede municipal de ensino de Brusque, com o objetivo de apresentar o Programa Um Computador por Aluno, PROUCA. O evento aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2010, no período da tarde, na sede social do Clube Bandeirante. No qual estavam presentes mais de 600 professores.
O encontro foi dividido em três momentos: no primeiro momento a profª. Dra, Edla Ramos desenvolveu a palestra sobre o PROUCA nos aspectos: histórico, organizacional e pedagógico; o segundo momento o prof. MSc Rogério Santos Pedroso falou sobre Os Marcos Regulatórios do PROUCA; e último momento foi aberto para debate com a plateia. A profª. Edla respondeu a todos os questionamentos feitos pelos professores. Ao final a profª. Edla agradeceu a secretaria de educação, na pessoa da profª Gleusa Fischer e a todos os professores pela presença, paciência e participação.
>> Clique aqui para ver mais fotos.
>> Arquivo da apresentação da Profa. Dra. Edla Ramos UFSC.
>> Arquivo da apresentação do Prof. Msc Rogério S. Pedroso - Unifebe/TI Prefeitura de Brusque.
Vídeo apresentado no início do evento: Relatos sobre o PROUCA da Escola Pe. Theodoro Becker, bairro Bateas, Brusque, Santa Catarina.
(Edição final: Prof. Fernando Luis Merízio e Profa. Gladis da Silva Vale dos Santos)
Agradecimento especial: a todos os professores que gentilmente aceitaram dar seu depoimento neste video e ao apoio dos gestores da escola e da secretaria municipal de educação de Brusque.
Iniciando 2011: coordenadora do PROUCA/SC reune-se com professores da Thebe.
Coordenadora do PROUCA/SC reuniu-se com os professores e gestores da Escola Pe. Theodoro Becker.
A Profª. Dr. Edla foi convidada pela Secretaria Municipal de Educação para se reunir, no período matutino, com os gestores e professores da Escola Pe. Theodoro Becker para conversar sobre os encaminhamento do PROUCA em 2011.
A profª. Edla prontamente aceitou o convite e esteve reunida, no dia 3 de fevereiro de 2011, e veio acompanhada dos professores Ederson e Rogério, membros da Equipe de Formadores e Pesquisadores do PROUCA/SC.
A profª.Edla solicitou aos professores e gestores que relatassem suas impressões profissionais sobre o processo de introdução do “uquinhas” na escola. Os professores e os gestores descreveram suas poucas experiências, pois os uquinhas foram usados apenas no último mês do ano letivo. Apesar de o pouco contato, a impressão que a maioria dos professores teve foram expressas das seguintes formas: “O final do ano foi muito atropelado, mas vê que o projeto é muito importante para a formação dos alunos dos futuro.”; “O alunos estavam encantados e muito motivados para usar o uquinha na sala de aula todos os dias”.
Depois que todos relataram, a profª. Edla chamou a atenção para a importâncias da escola fazer um planejamento de ação pedagógica sobre o uso dos uquinhas, e que esse planejamento tenha a participação direta dos professores da escola em parceira com a coordenação pedagógica. Essa ação criará um comprometimento de todos para o bom andamento dos trabalhos com os alunos usando o uquinha. Também lembrou os professores de que, é muito importante, ao fazer o seu plano de ensino, ele leve em conta o conteúdo específico, e também descreva nele quais recursos tecnológicos digitais serão necessários usar, para desenvolver as atividades didático-pedagógicos. Para isso, deve-se contar com a parceria dos professores-motiviadores do ESPIN e da coordenação pedagógica do PROUCA da escola. Ela também convidou os professores a tornarem-se pesquisadores, registrando (anotações de observações empíricas. fotos, vídeos) das suas próprias experiências pedagógicas de trabalhar os conteúdos curriculares com apoio das tecnologias digitais.
Para finalizar a profª. Edla relatou os encaminhamentos que está dando nesse início de 2011, como montagem de um projeto de pesquisa-ação nas escolas das cidades de Florianópolis, São Bonifácio e Brusque, Esse projeto participará do processo de seleção do Edital do CNPq, que disponibilizá recursos financeiros para o desenvolvimento de pesquisa sobre o PROUCA. A Escola Pe. Theodoro Becker será parceira desse projeto, conforme contato já estabelecido com a secretária municipal de educação, Gleusa e a diretora da escola, Vanete. A reação dos professores e gestores ao ouvir essa notícia foi de alegria e vontade em participar. Agora todos estão torcendo para a aprovação do projeto no CNPq.
Em seguida a profª. Edla passou a palavra para o prof. Ederson. Este ensinou os professores a fazerem transferência de arquivos do uquinha para o servidor do PROUCA. Ele lembrou que para isso, ele teve que fazer uma configuração especial no Sevidor, pois esse serviço não veio configurado.
A direção e professores agradeceram a presença de profª. Edla e dos membros da Equipe de Formadores do PROUCA/SC e afirmou que todos vão se esforçar para o PROUCA evoluir na escola.