Pesquisa apresentada no III Congresso Internacional da AssociaçãoBrasileira de Professores Universitários de Inglês – ABRAPUI – em Florianópolis,
Santa Catarina, no mês de maio do corrente ano, revela alguns resultados
positivos sobre a utilização do laptop educacional – UCA – em uma escola de
educação básica participante do ProUCA.
A referida pesquisa identificou dois problemas no contexto estudado. O
primeiro diz respeito à utilização do tempo da aula de língua estrangeira,
quando desenvolvida no laboratório de informática, e o segundo, ao
desenvolvimento das tarefas de fixação de aprendizagem.Em relação ao primeiro problema, a pesquisa identificou que o tempo de deslocamento dos alunos da sala de aula para o laboratório de informática, acrescido do tempo de acomodação dos alunos no laboratório, tirava ao redor de quinze minutos da aula de língua estrangeira. A pesquisa alerta que se o professor planejasse uma aula por mês no laboratório de informática durante o ano letivo, os alunos perderiam ao redor de quatro aulas de língua estrangeira por ano. Sabendo da importância do tempo de exposição à língua estrangeira no processo de aprendizagem, o tempo subtraído dos alunos pode causar, em termos de aprendizagem, um prejuízo irrecuperável, enfatiza a pesquisa. Assim, para maximizar o tempo da aula cujo recurso pedagógico é o computador, a pesquisa propôs o uso do laptop educacional na sala de aula. Nesse sentido, o laptop mostrou-se uma ferramenta 100% adequada. No entanto, a pesquisa alerta que o professor precisa planejar a aula de forma a usar os programas e recursos que o laptop educacional oferece; caso contrário, a frustração pode interferir negativamente na utilização do tempo da aula e na aprendizagem do aluno.
Em relação ao segundo problema, a pesquisa identificou que os alunos não faziam as tarefas de fixação de aprendizagem que o professor solicitava para casa. A pesquisa também identificou que os alunos da escola estudada estavam sempre ligados à internet e visitavam com frequência as redes sociais, usando o laptop educacional. Assim, a pesquisa propôs a criação de um BLOG da turma para a postagem das tarefas de fixação de aprendizagem. Os resultados da pesquisa mostraram um aumento de 40% na participação dos alunos nas tarefas para casa. Além disso, motivados pela criação do BLOG, os alunos passaram a postar sugestões de temas para aulas e a interagir com o professor e colegas sobre assuntos diversos, extrapolando o pedagógico.
Com o aumento expressivo na participação dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem, a pesquisa sugere que o uso do laptop educacional na rotina da sala de aula, além de disseminar o uso pedagógico da tecnologia digital, auxilia a desenvolver novas posturas em relação ao ensino, à aprendizagem e a vida social de forma geral.
Texto de autoria da Profa. Dra. Marimar da Silva, da Equipe de Formadores e Pesquisadores do ProUCA/SC.
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