quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Visita às escolas do Estado (2/2)



Essa foi a segunda rodada de visitas às Escolas do Estado que, se fossem realizadas de uma vez só, somariam quase 1.750Km de estrada. Na pauta, estavam a manutenção dos equipamentos, módulos IV e V e o futuro do Programa.
Visita às Escolas do Estado

Manutenção dos Equipamentos
Se 2012 será o fim do mundo (eu acho que vai demorar), o certo é que o ProUCA continuará - através de financiamento dos laptops via BNDES. Para as atuais Escolas já contempladas no Estado, o MEC estáestudando a possibilidade da mantutenção ser continuada a partir do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE. Abaixo, um trecho da descrição do Programa:
"Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.
O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica. O orçamento previsto para 2011 é de R$ 1,5 bilhão.
" (Fonte: http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-dinheiro-direto-na-escola)
Como o prazo de 1 ano de garantia dos equipamentos já se esgotou, estamos buscando informações junto ao MEC sobre a possibilidade do PDDE, uma vez que os professores manifestaram mais familiaridade com o equipamento mas também relataram falhas de funcionamento: webcam, touchpad, teclado, bateria e outros.

Módulos IV e V
Como estamos já em novembro, também foi falado nas visitas a questão dos módulos IV e V. O primeiro deles, sobre Elaboração de Projetos, foi apresentado aos professores, e tem por objetivo ser prático e aplicável junto aos alunos - uma demanda trazida pelos próprios professores na primeira rodada de visitas.
Já sobre o módulo V, foi discutido sobre como realizá-lo junto à comunidade para a construção do PPP. Em algumas escolas, foi proposto fazê-lo no início de fevereiro.

Futuro do Programa
Por fim, o futuro do ProUCA e da equipe de formação. Por isso, é tão importante nesse momento - e que exposto nas visitas - o Questionário de Avaliação e o cadastro no Portal do Professor. Ao que tudo indica, o portal terá um papel mais importante nas ações governamentais para os próximos anos.
Uma decisão importante foi optar por um segundo encontro em âmbito estadual no final deste ano de 2011 ao invés da terceira rodada programada, pois havia ficado patente o sucesso do primeiro encontro. O contato direto não apenas com a equipe, mas também a troca de experiências com as outras Escolas são um sopro de renovação para todos.

Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Estou precisando do contato da Profa. Dra. Edla Ramos, assim como dos coordenadores do PROUCA nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.
    Sou bolsista do CNPQ e iniciamos o projeto "Lap Top na escola: um estudo da produção da imagem como estratégia de aprendizagem" desenvolvido no Centro de Educação à Distância da UDESC. Agradeço desde já quem puder me ajudar.
    Cristiane

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