domingo, 26 de fevereiro de 2012

Carta da Nova Coordenadora Estadual do ProUCA/SC

Foto da Profa. Dra. Juliana Bergmann nova Coordenadora Estadual ProUCA/SC





Florianópolis, fevereiro de 2012
Caros participantes do PROUCA/SC,
Mais um ano se inicia e tivemos a feliz notícia da continuidade da Formação de Formadores do PROUCA, pertencente ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional, em Santa Catarina. Implantado em nosso Estado pelo MEC e coordenado pela a Profa. Dra. Edla Maria Faust Ramos e sua Equipe no ano de 2010-2011, o projeto entra agora em uma nova etapa – sob uma nova coordenação, mas essencialmente com a mesma equipe – na qual enfatizaremos ainda mais uma Formação Continuada voltada para o uso da tecnologia como recurso facilitador da prática pedagógica do professor em sala de aula, assim como de sua própria formação.
Nesse ano queremos diminuir a distância entre nós, e, para isso, trabalharemos “a distância”. Paradoxal, não? Pode parecer em um primeiro momento, mas a modalidade a distância tem sido um meio de nos deixar cada vez mais próximos, encurtando as distâncias geográficas e aumentando o contato entre todos nós. É isso que a equipe PROUCA/SC quer para essa nova etapa: acompanhar de maneira mais próxima e contínua as atividades e oficinas que serão realizadas nesse ano, auxiliando os participantes durante toda a caminhada.
Para isso, as oficinas que estamos planejando acontecerão em um novo Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), o Moodle LANTEC, preparado especialmente para o grupo de Santa Catarina, levando em consideração as especificidades das escolas de nosso Estado, assim como a grande vontade demonstrada pelos professores participantes do projeto de melhorar continuamente suas práticas pedagógicas. Uma novidade esse ano é a certificação por etapas: cada vez que você completar as atividades de uma oficina, receberá um certificado emitido pela UFSC, que poderá ser utilizado para enriquecer seu currículo profissional.
Além do moodle LANTEC, outras ferramentas virtuais contribuirão para manter nossa conexão cada vez mais forte: o blog do Programa UCA/SC - http://pro-uca-sc.blogspot.com/, que vocês já conhecem, e um grupo recém-criado no facebook, o UCA/SC, do qual você pode fazer parte desde já. Acesse sempre essas ferramentas virtuais de comunicação para saber novidades sobre o projeto, além de notícias sobre eventos, pesquisas e textos interessantes.
Como vocês podem ver, para essa nova etapa do projeto estamos preparando várias novidades. A equipe que trabalhará no projeto mantém-se fundamentalmente a mesma nesse ano, com a saída de apenas alguns colegas, que já haviam se comprometido com projetos diferentes. A eles, nosso agradecimento pelo comprometimento com o PROUCA e nosso desejo de uma caminhada profícua e cheia de realizações. Nosso agradecimento especial à querida professora Edla, que segue trabalhando em outros projetos do PROINFO, mas que sabemos ser alguém com quem podemos contar e cuja experiência e motivação serão sempre nossa fonte de inspiração e norte.
Finalmente, damos as boas-vindas a todos os profissionais da educação que participam do PROUCA/SC e, em especial, àqueles que agora se incorporam ao grupo. Sintam-se acolhidos da mesma forma carinhosa como os novos participantes dessa equipe foram recebidos e tragam as suas contribuições pessoais a esse projeto que é coletivo.
Um grande abraço e até breve!
Juliana Cristina Faggion Bergmann
Coordenadora Geral Formação PROUCA/SC
juliana.bergmann@ufsc.br


Um comentário: