- MEC quer tablets nas escolas, mas programa anterior que entregou laptops chegou a menos de 2% dos alunos: "Considerando o total de matrículas na rede pública nos ensinos fundamental e médio, o número de estudantes que têm um computador em mãos hoje dentro da sala de aula representa menos de 2% das matrículas - se cada máquina estiver sendo utilizada individualmente, como previa o projeto original. (...) O UCA começou a ser pensado em 2005, mas demorou a sair do papel, e as máquinas só chegaram aos estudantes em 2009. Os primeiros computadores foram distribuídos pelo MEC para alguns municípios e na segunda fase as próprias prefeituras adquiriram os aparelhos por meio de um edital organizado pelo governo que reduziu os custos."
- Laptops ficam guardados sem uso em escola de Brasília por falta de infraestrutura: "Além da internet lenta, outra falha estrutural dificulta a utilização dos laptops: faltam armários nas salas de aula para guardar os equipamentos. (...) Mesmo com as dificuldades, Cláudia conta que o impacto do UCA no aprendizado é positivo. Os alunos ficam mais motivados porque têm outra ferramenta à disposição além dos livros e do quadro negro. 'No dia do UCA ninguém falta', [Cláudia, supervisora pedagógica] diz."
- Computadores mudam modo de ensinar e aprender em escola da Grande São Paulo: "'Os computadores chegaram na escola e, em princípio, foi um susto, ninguém sabia o que seria', conta a coordenadora pedagógica Andreia Gomes da Costa destacando as dificuldades que tiveram de ser superadas para implantação do projeto. (...) Na reunião de pais e mestres do ano passado, os alunos usaram o computador e apresentaram, em formato digital, as atividades desenvolvidas ao longo do ano."
- Uso de tecnologia em escolas depende menos de plataforma e mais de conteúdo disponível, defendem especialistas: "Sob esse ponto de vista, Marta defende que o 'hardware' não importa tanto. O essencial é ter à disposição ferramentas que possibilitem um uso educacional de laptops e tablets para que as máquinas não sejam meros reprodutores dos conteúdos que já estão nos livros didáticos. (...) Para Ilona Becskeházy, diretora da Fundação Lemann, a primeira e principal estratégia é buscar conteúdos pedagógicos que possam ser acessados por meio dos equipamentos. “Se você não selecionar conteúdo de alto padrão, tanto faz se é papel, lousa, ou tablet. E isso a gente não faz no Brasil."
Seja bem-vindo(a) à comunidade destinada ao compartilhamento de experiências e à divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela Equipe de Formadores e Pesquisadores do Programa Um Computador por Aluno no Estado de Santa Catarina (Equipe ProUCA/SC).
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
UCA e 2012: notícias da Agência Brasil
Hoje, 31/01, foram publicadas quatro notícias sobre o UCA pela Agência Brasil. Vale a pena a leitura. Abaixo, as notícias e trechos.
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Quanto ao último item - acho uma análise bastante equivocada... a plataforma pode ser um grande problema sim. Eu inverteria a manchete, ficaria assim "depende menos de conteúdo do que da plataforma". Ora, é a plataforma que propiciará ou não o acesso, e como vemos no caso do UCA ainda estamos engatinhando. Quanto ao conteúdo, com a Internet, "o céu é o limite" cada professor pode buscar o conteúdo que JÁ existe e de excelente qualidade mundo afora.
ResponderExcluirO foco dos Governos não deve ser produzir e disponibilizar conteúdos digitais para os professores consumirem, isso as redes cooperativas estão produzindo e de graça, o foco deve ser promover a autonomia para a autoria. Estou sendo muito radical?
Se o problema é veicular material didático, foi lançado o formato EPUB3 no ano passado, e podemos chegar nisso: http://www.youtube.com/watch?v=LV-RvzXGH2Y. Na Internet (que cresce MUITO a cada ano: http://www.internetworldstats.com/stats.htm) há bibliotecas disponíveis como http://www.wdl.org/pt/, Google Books e outros. Temos tanta informação disponível que às vezes só mapeando para visualizar o todo: http://www.visualcomplexity.com/vc/. Não apenas disponível, mas transmitida, compartilhada: http://www.telegeography.com/telecom-resources/map-gallery/global-internet-map-2011/index.html e http://www.telegeography.com/assets/website/images/maps/global-traffic-map-2010/global-traffic-map-2010-x.jpg.
ResponderExcluirNão falta informação, falta CONHECIMENTO. Falta pensarmos, sermos, atuarmos como seres sociais, coletivos, colaborativos, cooperativos também na virtualidade.