quarta-feira, 17 de agosto de 2011

UbuntUCA 2 já está disponível para download

É com grande alegria que anunciamos a disponibilização da segunda versão do UbuntUCA. O UbuntUCA 2 é uma remasterização da distribuição GNU/Linux Ubuntu 10.04.2, e foi criada com o intuito de embarcar os laptops do PROUCA da Escola de Ensino Fundamental Padre Theodoro Becker, da cidade de Brusque, SC.


Esta segunda versão do UbuntUCA traz muitas melhorias em relação à primeira versão, e uma série de adaptações para o uso efetivo dos Classmates pelos alunos e professores. Sua instalação padrão possui uma pequena coleção de jogos e aplicativos educativos como o Gcompris, o TuxPaint e o glChess. Possui também todos os codecs necessários para a execução de arquivos multimídia, além da suíte de escritório OpenOffice e o navegador web Mozilla Firefox.

Mas o que diferencia o UbuntUCA das demais distros, não é a sua coleção de aplicativos e sim as pré-configurações do sistema e dos softwares mais usados pelos alunos.

O UbuntUCA já vem pronto para ser usado, não sendo necessário que o aluno ou o professor realize nenhum tipo de configuração no sistema recém-instalado, ex: O Firefox, já vem configurado com o Google como página inicial, com detecção automática de proxy de rede, com o DownloadHelper (complemento para baixar vídeos do Youtube) etc... O GCompris e o TuxPaint abrem em tela cheia, de modo que a janela dos respectivos aplicativos não fique cortada devido ao pequeno espaço da tela do Classmate; o Cheese (gravador de vídeo) já vem configurado para gravar vídeos com áudio, além de muitas outras pré-configurações que acreditamos facilitar o trabalho do professor e do aluno, de modo que ambos precisem apenas ligar e usar o laptop.


Este é o UbuntUCA 2 com o papel de parede desenvolvido para a nossa escola, mas o UbuntUCA disponibilizado para download traz o wallpaper oficial do Ubuntu 10.04.2
Além disso, existe uma outra característica muito importante do UbuntUCA 2, que é o bloqueio de toda a interface gráfica do sistema. O aluno não pode remover ou desconfigurar os painéis, menus, fontes etc... A decisão para a aplicação desse recurso foi o fato de que recebíamos um número muito alto de laptops completamente desconfigurados, à ponto de estarem inutilizados (com painel removido, com ícones de rede e som ausentes, com fontes extra grandes, com temas extravagantes e até mesmo wallpappers indevidos).

Uma última questão importante do UbuntUCA, é o fato dele possuir dois usuários: aluno e uca. O usuário aluno, não tem permissão de administração do sistema, ou seja, não pode instalar e remover programas, além de alterar configurações importantes do sistema. Já o usuário uca possui permissão de administração, logo é o usuário que será usado caso o professor queira adicionar algum software ou configurar o sistema, posteriormente à instalação.

Estamos disponibilizando o UbuntUCA 2 na internet. Caso alguém tenha vontade de baixá-lo, testá-lo, ou até mesmo modificá-lo para o uso em sua escola, sinta-se à vontade, só pedimos o feedback e que sejam mantidos os créditos.

Link para download: http://www.megaupload.com/?d=BDTTF0YW

Mais uma vez, gostaríamos de agradecer ao Diretor de TI da Prefeitura de Brusque, André Weber, por ter feito o upload da imagem ISO para a sua conta no Megaupload.

É importante salientar que o UbuntUCA não é uma distro independente, mais sim apenas uma remasterização do Ubuntu 10.04.2. Apesar do UbuntUCA 2 ter acabado de sair do forno, nós já estamos com muitas ideias para incorporar à sua próxima versão. Pretendemos deixá-lo mais leve e menor, resultando em mais espaço em disco e uma melhor performance. Talvez em novembro já possamos testá-lo em 20 ou 30 laptops da nossa escola. Até lá, muita coisa pode acontecer.

==============================================

Logo, postarei um tutorial sobre a instalação do UbuntUCA 2, para auxiliar quem tenha vontade de testá-lo.

Abraço

7 comentários:

  1. Caro colega Gedimar, nós daqui da Escola Visconde de Mauá em Tubarão, só temos a agradecer, pelo seu esforço e competência.
    Muito Obrigado

    Prof. Geraldo Nunes

    ResponderExcluir
  2. A Prefeitura de Barretos - SP está utilizando o netbook Mobo da Positivo. Testei neste net, mas o Ubuntuca não reconheceu o driver de rede.
    Preciso saber também qual é a senha do usuário Uca.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi tudo bem com vc geraldo, eu formatei o uca positivo o ubuntuca 3 reconheceu as redes, esta funcioando legal meu hotmail é paulo_silvabarretense@hotmail.com, me envia uma mensagem que te passo o prgrama moro em barretos

      Excluir
  3. Bom dia!
    Voces poderiam me passar por e-mail a senha do root? Estou com dificuldades para usar o mensageiro, poderiam me auxiliar em relação a configurações?
    O Ubuntuca vem pronto para ser usado em rede Mesh?

    Apesar de minhas duvidas, vocês só merecem crédito!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia pessoal, estou precisando baixar esse ISO do UBUNTUCA para umas máquinas aqui em Fortaleza, porém o link para download está com problemas. O Megaupload está fora do ar!! Será que vocês poderiam disponibilizar o arquivo ISO de uma outra forma para baixar!! Obrigado!

    Thanius Pinho
    UFC_Virtual

    ResponderExcluir
  5. Amigos, será que poderiam disponibilizar em outro site para baixar!!! O Megaupload está fora do ar!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Gedimar. É possível conseguir a senha de root da ISO?

    Pode passar por e-mail: pabloandrades@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir