quarta-feira, 9 de março de 2011

Tradução do sistema e instalação e remoção de programas no Ubuntu

Traduzindo o Ubuntu para o Português do Brasil

Após a instalação do Ubuntu, o primeiro passo que deve ser dado é traduzi-lo para o Português do Brasil.

Geralmente, assim que você iniciar o Ubuntu pela primeira vez, já deverá aparecer para você, uma mensagem lhe informando que “O suporte para o idioma não está completamente instalado”. Neste momento, você já pode clicar em instalar que o sistema irá baixar os pacotes com a sua tradução e instalá-los (não se esqueça que esse procedimento exige uma conexão com a internet).

Mas não haverá nenhum problema se você decidir por não fazer a tradução neste momento. Você poderá fazê-la mais tarde se preferir. Para isso clique em System(Sistema), Language Support(Suporte à idiomas).

Instalação e desinstalação de programas no Ubuntu

Instalar e desinstalar programas no Ubuntu é realmente muito simples. Existem várias formas de se fazer esse procedimento e a maneira mais fácil de todas é através da sua Central de Programas.

Mas antes de fazer qualquer instalação ou remoção de programas, é importante checar e atualizar os repositórios de pacotes do Ubuntu (em caso de dúvidas, trago neste link, uma rápida explicação sobre o vem à ser repositórios: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Arredondando-o-Ubuntu-em-seu-desktop/?pagina=4 ).

Por padrão o Ubuntu já vem com alguns repositórios adicionados, mas nem sempre todos eles estão ativados. Você pode conferir isso indo em: Sistema > Administração > Canais de software (pode ser que seja requisitado, a sua senha de segurança).

As versões mais recentes do Ubuntu já não trazem mais o atalho para o aplicativo “Canais de Software”. Mas você pode chegar até ele por outro caminho: Sistema > Gerenciador de pacotes Synaptic > Configuração > Repositórios.


Clique na aba "Programas do Ubuntu". Você verá uma lista de opções (que são os repositórios padrões do Ubuntu). É recomendável que as quatro primeiras opções estejam marcadas. Caso não estejam, marque-a.

Outra modificação importante, está na seção “Baixar de:”, onde é recomendável que você escolha a opção “Servidor Principal”. Para evitar complicações desnecessárias, desmarque a opção do CD-ROM, que se encontra na seção “Instalável a partir de CD-ROM/DVD”

Logo em seguida clique na aba "Outro software". Caso tenha alguma opção desmarcada, marque-a (exceto aquelas com terminações “Código Fonte”). É nessa aba que aparecerão os repositórios que você adicionar posteriormente.

Na aba "Atualizações" é aconselhável que você deixe marcado apenas as duas primeiras opções.

Quando você clicar em "Fechar" poderá aparecer uma pequena janela informando que "A informação sobre programas disponíveis está desatualizada":


Clique em "Recarregar" e espere o processo concluir. Caso, você esteja fazendo essas alterações através do Synaptic, você precisa, primeiro, clicar em fechar e logo em seguia em “Recarregar”. Então o sistema começará a atualizar as informações a respeito da sua lista de repositórios:


Nota: Esse processo precisa de um conexão com a internet.

Somente após completar a atualização, você pode começar a instalar e remover programas. Outra coisa muito importante, é que o sistema poderá, a qualquer momento, iniciar o “Gerenciador de Atualizações”, e lhe sugerir uma atualização geral do sistema. Recomendamos fortemente que você não faça essas atualizações, pois um número muito grande de pacotes será baixado da internet. E como a mídia de armazenamento dos Classmates é bastante limitada em espaço, é bem provável que esse procedimento acabe por lotá-la, podendo acarretar até mesmo em erros no sistema (logo postarei uma dica sobre como desabilitar a inicialização de serviços desnecessários, inclusive o gerenciador de atualizações).

Instalando programas através da Central de Programas.

A Central de Programas (Software Center) do Ubuntu, se localiza em Sistema > Central de Programas do Ubuntu:


No seu canto superior direito, encontra-se uma caixa de busca onde você digitará o nome do programa que você busca. Mas caso você ainda não saiba o nome do programa que deseja, pode clicar em uma das categorias de programas, ex: Se você procura algum programa para tocar vídeos, você deverá clicar na categoria “Multimídia”, pois é onde se encontram os programas para execução de vídeos e mídias em geral.

Quando o programa que você quer instalar, aparecer na lista, clique duas vezes sobre ele, e logo em seguida em “Instalar” (pode ser que o sistema peça que você digite sua senha de segurança). Esse procedimento exige uma conexão com a internet, pois a Central de Programas irá fazer o download dos instaladores e instalá-los para você.

Instalando programas através do Synaptic.

O Synaptic é um software por onde também pode-se instalar, remover e atualizar programas no Ubuntu. Para acessá-lo, vá em Sistema > Administração> Gerenciador de Pacotes Synaptic:


Ele tem um funcionamento muito similar ao da Central de Programas, ou seja, digita-se o nome do programa desejado, clica-se sobre ele com o botão direito do mouse e escolhe-se a opção “Marcar para a instalação”. A vantagem do Synaptic, é que nele você poderá encontrar alguns programas que não estão na Central de Programas.

Instalando programas através do Terminal.

O Terminal é o braço direito de qualquer administrador de sistemas. Por onde, pode-se obter um contato direto com o sistema, sem a mediação de interfaces gráficas. Seu potencial é gigantesco. Através dele pode-se fazer coisas simples, como instalar um programa, até coisas complexas, como a configuração da rede, por exemplo. O Ubuntu, por ser uma distribuição Linux voltada ao usuário iniciante, raramente exige que o mesmo precise recorrer ao uso do Terminal. Mas, nunca é demais ir explorando essa ferramenta, pois com um uso adequado, ela torna determinadas tarefas muito mais simples e rápidas para serem executadas.

O Terminal se encontra em “Acessórios”:


Quando você o abrir, verá que ele é apenas uma tela com um cursor piscando. É aí onde devemos digitar os comandos para o sistema executar. Para instalar programas usa-se o comando:

sudo apt-get install nomedoprograma

Sempre, após digitar determinado comando, é necessário apertar a tecla Enter, para que o comando seja executado pelo sistema. Comandos que alteram o sistema operacional (como instalação e remoção de programas) exigem que o usuário digite a sua senha de segurança. Quando você estiver digitando a senha, ela não irá aparecer na tela.

Para remover determinado programa:

sudo apt-get remove nomedoprograma

Nota importante: Só é possível instalar, através desse comando, os mesmos programas que podem ser encontrados no Synaptic e na Central de Programas.

Existem mais algumas maneiras de se instalar programas no Ubuntu. Porém, elas são um pouco mais complexas que as listadas acima. Podemos abordá-las mais para frente, mas por enquanto, acredito que essas já suprem as necessidades que possamos ter inicialmente.

No próximo post: Sugestões de aplicativos que podem ser removidos para liberar espaço em disco, dicas de aplicativos para execução de multimídia e programas educacionais que podem ser instalados posteriormente à instalação do sistema.

Logo logo:

1º Como criar um backup das configurações feitas em um único laptop, e usá-lo para agilizar as configurações de todos os outros laptops.

2º Como editar uma imagem ISO do Ubuntu, de modo que o sistema já seja instalado com tudo o que for preciso para o uso, tornando desnecessária a configuração do sistema, bem como instalação e remoção de aplicativos, posteriormente à instalação do sistema.

3º Como configurar o Cheese para gravar vídeos com áudio no Ubuntu.

Até breve

2 comentários:

  1. Muito bom, Excelente iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. você deveria colocar também passo a passo ate que ele se torne utilizável
    para que nos também podermos formatar os nossos ucas

    ResponderExcluir