II Formação ProUCA/SC: As Escolas - 1ª etapa - set/out de 2010

Este espaço é destinado às notícias relacionadas à II Formação ProUCA/SC para as dez escolas que participam da fase piloto do Programa em Santa Catarina. Aqui, você vai encontrar informações e poder acompanhar como está ocorrendo a formação com os professores destas escolas, à medida em que elas forem ocorrendo.

Veja também a agenda das formações nas escolas.


Histórico da primeira etapa das formações

Setembro de 2010
Dias 16, 17 e 18
Formação no Colégio de Aplicação da UFSC, em Florianópolis

Nos dias 16,17 e 18 de Setembro de 2010, começou a formação dos professores do Colégio de Aplicação da UFSC. Levando-se adiante a divissão em dois grupos:
     ○ professores dos anos iniciais do ensino fundamental (30 pessoas) e
     ○ professores dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio (aproximadamente 70 pessoas).


Professores descobrindo as funcionalidades do equipamento

Reunindo-se assim em torno de 100 profissionais – entre professores, direção, coordenação pedagógica estagiários, etc.
Começando nos días 16 e 17 de Setembro participaram os professores do primeiro grupo, demostrando grão interesse e entusiasmo em conhecer, apreender e superar as dificulades geradas a partir desta inovação dentro e fora da aula e a escola.
Devido a problemas com a conexão e internet, acordou-se entre todos os participantes de propor a formação até solucionar os problemas de conexão, para assim retomar as atividades de formação com um maior aproveitamento das possibilidades de elaboração de propostas de inetrevenção prática com o uso do Classmate.


Professores do Colégio de Aplicação experimentam o uso dos Classmate, auxiliados pela equipe de formadores.
 Dando certa continuidade ao planificado, mas tendo em conta o fato da ausência de conexão a internet, no dia 18 de Setembro somente assitiram a formação os professores inlcusos no segundo grupo. Estes receberam a primeira aproximação com o Programa e suas intencionalidades, para logo ter um tempo de experimentação e diálogo, no qual se escutaram interesantes depoimentos sobre o uso desta ferramenta na educação e as dimensões envolvidas.
Para conlcuir com este primeiro momento, comunicou-se que a formação vai ter continuidade na medida que se resolver o problema da conexão à rede sem fio e que serão comunicados da retomada das atividades de formação com a devida antecedência.


Setembro de 2010
Dia 28
Formação na EEB Francisco Eberhardt, em Joinville

A primeira formação ProUCA na EEB Francisco Eberhardt, de Joinville, aconteceu no dia 28 de setembro.
A formação foi coordenada pela prof. Elisa Maria Quartiero, da UDESC, e teve também a participação da prof. Maria Helena Bonilla, da UFBA, e dos estudantes do PPGE/Mestrado em Educação Maíra Marques e Rafael Cunha, também da UDESC e integrantes do grupo de formadores UCA em Santa Catarina.

Diferencial: a formação teve professores e alunos dividindo o mesmo espaço

Além dos professores da escola, participaram dessa primeira etapa de formação os profissionais do NTE local e também um grupo de estudantes da escola, de diferentes turmas, que atuarão como monitores voluntários do programa. A presença desses monitores durante a fase de implantação do ProUCA, sobretudo, é considerada muito importante pelo grupo de formação.

A formação ProUCA na escola foi dividida em dois momentos. Num momento inicial, consiste na apresentação geral do Programa e na apropriação tecnológica. Já no segundo momento, o foco recairá sobre as questões dos usos dos laptops por professores e estudantes em suas atividades. Na primeira formação, em 28/09, durante o período da manhã, as atividades começaram com a apresentação geral do Programa aos participantes. A seguir, foi feito um levantamento entre os professores de suas necessidades de formação (levantamento esse cujas informações serão utilizadas pelo grupo de formadores para planejar as próximas formações) e desafios que a implantação dos laptops implicará nas práticas pedagógicas.

Professores e monitores exploram os recursos dos laptops

No segundo momento, a tarde, a formação teve como ênfase a exploração de recursos dos laptops e a realização de algumas atividades em rede. Foram trabalhadas questões de configurações dos laptops e alguns aplicativos, como mensageiro instantâneo, aplicativo de edição de áudio e calculadora científica.

Por fim, foram trabalhados alguns tópicos sobre gestão dos equipamentos, como a questão da distribuição dos laptops aos alunos e as possibilidades de seu uso nas atividades escolares. As atividades de formação no dia encerraram com os encaminhamentos para a próxima formação presencial, agendada com os professores para 06 de outburo, e sobre a continuidade da formação, em sua etapa a distância pela plataforma e-Proinfo.

Apresentação do tour virtual pelo Classmate e atividade em rede



Outubro de 2010
Dia 01
Formação na EEB Visconde de Mauá, em Tubarão

Em 01 de outubro, a formação inicial do programa UCA chegou à EEB Visconde de Mauá, na cidade de Tubarão, região sul de Santa Catarina.


Prof. Elisa Quartiero, da UDESC, coordena a formação em Tubarão
 As atividades iniciaram com a apresentação do ProUCA no Brasil e em Santa Catarina, feita pela prof. Elisa Quartiero, da UDESC. A seguir, foram discutidadas algumas questões trazidas pelos professores, referentes a questões de gestão, como as possibilidades dos alunos levarem os laptops do ProUCA para suas residências, e questões estruturais como o carregamento das baterias dos equipamentos, conteúdos dos sites que ficariam liberados ou restritos para acessos. Tais questões preencheram boa parte da formação no período da manhã, em virtude da necessidade de arranjos que a escola terá de realizar em função de sua opção de manter os laptops nas escolas.

Professores da EEB Visconde de Mauá, durante a formação

No período da tarde, foram realizadas algumas atividades com os laptops, como configurações a partir do centro de controle dos equipamentos. Além disso, foram realizadas apresentações de alguns aplicativos dos laptops. As atividades on-line, programadas para serem realizadas também nesse período, foram substituídas por outras atividades, em função da restrição de acesso à internet. Por este motivo, também, a próxima formação na escola, apesar de pré-agendada, ficou na dependência da configuração da rede na escola.

Apresentação do tour virtual pelo Classmate e atividades práticas

A EEB Visconde de Mauá optou também por contar, como apoio ao Programa, com monitores voluntários (estudantes da escola). Como estes não estavam presentes na primeira formação, algumas das atividades realizadas no período da tarde entraram na pauta do próximo encontro de formação, pré-agendado para 25 de outubro.

Outubro de 2010
Dia 05
Formação no Centro Educacional Adolfo Hedel, em Agrolândia

No dia 05 de outubro, foi a vez do Centro Educacional Adolfo Hedel, em Agrolândia, receber a primeira etapa de formação inicial do ProUCA em Santa Catarina.

Entrada do CE Adolfo Hedel, em Agrolândia

Coordenada pela prof. Elisa Quartiero, da UDESC, e com participação da prof. Maria Helena Bonilla, da Universidade Federal da Bahia, essa primeira etapa de formação contou com a participação dos professores da escola e do grupo de estudantes, que atuarão como monitores voluntários do programa.

As atividades aconteceram no laboratório de informática da escola e se desenvolveram ao longo de todo o dia. Na parte da manhã, houve a apresentação geral do ProUCA nacional e estadual, a coleta de informações preliminares sobre desafios e necessidades de formação dos professores. Essa tem sido uma estratégia corrente nas formações das escolas, para que a partir das necessidades do grupo possam ser planejadas as ações das futuras formações. Ainda no período da manhã, foi feito o cadastro dos professores na plataforma e-ProInfo, para que possam dar continuidade à formação em sua modalidade a distância. Também foram levantadas questões relativas à gestão dos equipamentos e da implementação do Programa na escola.
Professores exploram os recursos e configurações dos laptops

Após o almoço, realizado na própria escola, as atividades ficaram mais concentradas à exploração das ferramentas e recursos dos laptops. Além do "tour virtual", foram realizadas algumas atividades em rede, com o aplicativo "mensageiro instantâneo" e apresentação de recursos da web 2.0, como o 'Google docs', além das possibilidades de uso de blogs como ferramenta de divulgação e integração da comunidade escolar. Estas atividades foram possíveis porque a rede da escola manteve-se estável, com uma boa velocidade de conexão. Até então, esse tinha sido o principal obstáculo encontrado em outras escolas onde a formação vinha acontecendo.

Professores e estudantes realizam atividades em rede, durante a formação

Para a próxima formação na escola ficou combinado com o grupo de professores questões ligadas à organização e estruturação de projetos de uso dos laptops. A segunda formação presencial no Centro de Educação Adolfo Hedel ficou pré-agendada para o dia 18 de outubro.
Cooperação nas atividades com os Classmate

Outubro de 2010
Dia 18

Formação na EEB Pe. Theodoro Becker - Brusque

No dia 18 de outubro, ocorreu a primeira etapa da formação de professores da Escola Pe. Theodoro Becker na Unifebe em Brusque. A formação foi coordenada pela professora Edla Maria Faust Ramos juntamente com mais 3 integrantes da equipe de formação ProUCA-SC, Rogério Santos Pedroso, Elizangela Bastos Hassan e Verônica Gabriela Silva Piovani, além da equipe de formadores locais do MAPE.
A formação contou com a participação de 30 professores e 16 estudantes da escola que atuarão como alunos monitores voluntários do Pro-UCA.



Essa primeira etapa de formação ProUCA seguiu as diretrizes gerais do programa de formação em SC, iniciando com a apresentação geral do Programa pela Professora Edla e um foco especial na questão da possibilidade de troca do atual Sistema Operacional da Metasys pelo Ubuntu. A decisão da troca do sistema será tomada até o final da semana corrente de acordo com a devida autorização do MEC após a finalização dos testes de funcionamento do sistema. 






Outubro de 2010
Dia 20

Outubro de 2010
Dia 22


Veja também:
Histórico da segunda etapa das formações ProUCA nas escolas