I Formação ProUCA/SC - Multiplicadores - 23 a 25/08/2010

A I Formação ProUCA/SC teve início com o grupo de formadores UCA, prevista pelas diretrizes gerais do Programa, prevê momentos presenciais e também formação realizada a distância, através da plataforma e-Proinfo. Nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2010, aconteceu em Florianópolis a formação inicial dos multiplicadores do Programa UCA em Santa Catarina. A formação, que aconteceu no NTM da prefeitura de Florianópolis, contou com a presença de integrantes dos NTMs e NTE´s dos municípios envolvidos na fase piloto do programa, representantes das escolas, além do grupo de formadores do Pro-UCA em Santa Catarina, que organizou o evento.

O encontro foi o resultado de um trabalho iniciado semanas antes pelo grupo de formadores, após reuniões sistemáticas e discussões em grupos de e-mails, com definições e planejamento para essa etapa do Programa. Coincidiu também com a chegada dos primeiros laptops educacionais do Pro-UCA em Santa Catarina.

O objetivo principal do encontro foi promover a primeira apresentação oficial do Pro-UCA no Estado e constituir o seu grupo de formadores, além de reunir, pela primeira vez, profissionais das diferentes instituições que ajudarão a implantar o Programa para as escolas da fase piloto do Pro-UCA. Além disso, o encontro teve como objetivo servir como ponto de partida para a equipe estadual de formação do Pro-UCA, que terá sua continuidade através da estudos a distância na plataforma e-Proinfo.


Veja como foi a formação


No primeiro dia, logo após o credenciamento e a apresentação e integração que promoveu uma integração inicial, a Prof. Edla Faus Ramos, uma das coordenadoras do Pro-UCA em Santa Catarina, fez a apresentação do Programa, com ênfase nos conceitos que norteiam o projeto UCA no Brasil, incluindo também um breve histórico do programa e sua organização estrutural.

Profa. Edla Ramos faz a apresentação do ProUCA

Na segunda parte do dia, a programação previa a apropriação tecnológica do Classmate, o laptop educacional. Os participantes da formação foram reunidos em grupos e realizaram algumas operações básicas. Em seguida, foi feita uma apresentação geral sobre questões técnicas a respeito dos equipamentos.

No segundo dia da formação, no período da manhã foram apresentados relatos de experiências do programa UCA no Brasil e de projetos similares que acontecem em outros países, como Portugal, Estados Unidos e Uruguai. Foram também discutidas questões relativas à gestão das escolas contempladas pelo Programa UCA. A programação ainda contou com uma apresentação dos aplicativos do laptop, denominada "tour guiado" pelo Classmate. Para finalizar as atividades do dia, após uma introdução conceitual relativas às mídias, foi realizada uma oficina de áudio entre os participantes da formação.



Profa. Barbara Giese discute as questões da mídia na educação

Os encaminhamentos finais da formação aconteceram no último dia do encontro, 25 de agosto. O evento colocou em pauta questões relacionadas a como realizar pesquisas na internet, bem como questões sobre projetos de aprendizagem. Após a socialização dos produtos realizados na oficina de áudio do dia anterior, foram apresentadas informações sobre a plataforma e-Proinfo, ambiente virtual onde a formação do grupo continuará acontecendo nos meses seguintes. Esta apresentação contou com questões relativas ao funcionamento das ferramentas da plataforma e apresentação dos conteúdos que compõem cada módulo da formação on-line.

A finalização desta primeira parte da formação aconteceu após as definições de estratégias gerais de trabalho e previsão de cronogramas de formação com os professores das escolas envolvidas (definições iniciais de estratégias, necessidades, possibilidades, viabilidade de cronogramas feitas entre os grupos de trabalho responsáveis pela formação das diferentes escolas, seus representantes e representantes do NTM) e de uma avaliação geral, entre os participantes, dos três dias de formação.


Grupos que atuarão na formação em cada escola reunem-se para discutir as estratégias da formação

A formação dos multiplicadores UCA em Santa Catarina, a partir deste evento, ganha sequência através da formação através da plataforma e-Proinfo e também ganha em possibilidades de comunicação e interação entre os envolvidos, com a criação de grupos de e-mails e espaços de compartilhamento de documentos para o grupo.



Participantes do evento no último dia da formação