quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vídeos (Tutoriais) sobre as Potencialidades das Três Ferramentas do Ambiente Virtual Colaborativo de Ensino-Aprendizagem e-Proinfo


Segue um breve tutorial, em forma de vídeo, com dicas de uso para três ferramentas interessantes disponíveis no e-Proinfo. Esperamos que sejam de grande valia a todos e que se ainda existirem dúvidas, que estas possam ser sanadas com este material. Para mais informações consulte seu tutor online e colegas.
As ferramentas são:

MENSAGEM DE TEXTO

No seguinte vídeo temos as indicações de como realizar o envio de uma mensagem de texto, através do ambiente e-Proinfo. A ferramenta Mensagem de Texto corresponde a mensagem de e-mail. Ela pode ser utilizada para se comunicar com qualquer outro usuário de sua turma ou outras turmas nas quais você esteja cadastrado, seus tutores on-line, ou para uma turma inteira (é possível anexar arquivos as mensagens). A Mensagem de Texto é mais uma possibilidade de interação virtual a distância. Assista o vídeo para aprender a tirar o máximo de proveito dessa ferramenta de interação.



PORTFÓLIO
O e-Proinfo inclui a ferramenta Portfólio que permite armazenar diferentes tipos de arquivos (textos, fotos, vídeos...). Ela está disponível em dois locais diferentes no ambiente e-Proinfo: no “Meu Espaço” (aparece em cor vermelha); e no espaço da turma ou do Módulo do Curso (em cor verde). O vídeo tutorial criado pelo prof. Diego Faust Ramos trata exclusivamente do Portfólio do Módulo ou espaço da turma (cor verde). Neste espaço o material armazenado pode ser compartilhado com outros colegas da turma e do curso. Ao mesmo tempo, permite colocar comentários o que é de grande utilidade para enriquecer o material e nosso trabalho. Em resumo, o Portfólio ao ser utilizado nas atividades do curso potencializa as trocas entre todos bem como para armazenar arquivos pessoais. Para aprender mais assista o vídeo.


FÓRUM
Os Fóruns suportam discussões baseadas em reflexões breves que incentivam a interação e o diálogo on-line entre cursistas tutores. Este diálogo pode ter origem numa atividade proposta no Módulo em estudo, mas também pode estar relacionado a uma dúvida, reflexão ou experiência que considerar relevante para ser discutida com os colegas da turma.Se você tiver dúvidas sobre a utilização dos fóruns assista o vídeo para conhecer mais o potência pedagógico dessa ferramenta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário