quarta-feira, 13 de junho de 2012

Formação Continuada do ProUCA na Escola Thebe de Brusque.


Foto 1: O prof. Gedimar conversa com os professres

O professor multiplicador Gedimar Pereira convidou o prof. Rogério S. Pedroso, membro da Equipe ProUCA/SC, para participar da Formação Continuada dos Professores e Gestores da Escola Pe. Theodoro Becker (Thebe) de Brusque, a qual aconteceu no período matutino do dia 12 de junho de 2012. A formação ocorreu na sala do ESPIN, Espaço Pedagógico Informatizado, da escola.

Este momento de formação foi organizado pelos gestores da escola em parceria com os professores multiplicadores e, teve como objetivo principal, apresentar aos professores e gestores da Escola Thebe a nova plataforma digital de gestão de cursos a distância utilizada pela Equipe do ProUCA/SC, o Moodle; além de ajudar os professores a desenvolverem as atividade avaliativas a distância referentes à Formação Continuada de Professores do ProUCA – SC – 2012.
Foto 2: A interfave inicial da sala virtual da Formação ProUCA SC 2012
O Moodle é uma Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) que está a disposição dos professores das escolas da rede municipal de ensino de Brusque desde 2009, entretanto poucos a utilizam, visto que não conhecem o seu potencial de mediação didático-pedagógica.

Foto 3: O prof. Gedimar falou sobre Moodle do Lantec e da SEME de Brusque

Após as boas-vindas, os gestores abriram espaço para os professores falarem sobre o andamento do ProUCA na escola. Alguns professores se queixaram dos danos nos “uquinhas” e, consequentemente, da falta de equipamentos para todos os alunos. Segundo a direção, os equipamentos estragados estão sendo levados à equipe técnica de informática do CMID (o antigo MAPE) para consertar o que for possível. Outros citaram a lentidão da conexão à Internet e reconheceram que é um problema de infraestrutura comunicacional e da má prestação de serviços das operadoras. A diretora Vanete comunicou que já contatou o representante da operadora para conseguir mais uma linha ADSL para a escola e solicitará ajuda da SEME para custear a manutenção deste novo serviço. A ideia é ter 3 linhas ADSL de, no mínimo, 2 Mb cada: uma exclusiva para a secretaria escolar e o ESPIN; outra exclusiva para as salas de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; e outra para as salas das Séries Finais do Ensino Fundamental. Ela lembrou, ainda, que a escola tem muitos gastos e está tentando fazer o possível para dar o melhor para os professores e alunos. Os professores disseram que reconhecem este esforço da direção.

Foto 4: O prof. Alício (terceiro à a esquerda) relata sua experiência em Bagé, RS

O prof. Alício Schiestel relatou que esteve trabalhando num curso de especialização na cidade gaúcha de Bagé e ouviu de um professor participante do curso, o qual trabalha na implantação do ProUCA no município de Bagé, que lá eles conhecem o trabalho desenvolvido pela Escola Pe. Theodoro de Brusque referente à área do ProUCA e o tem como referência nacional.

Depois deste bate papo importante, o prof. Gedimar fez uma apresentação de alguns recursos e ferramentas de atividades disponíveis no Moodle, tais como: inserção de arquivos e links de sites educacionais; criação de fóruns e chat para incentivar a interação e participação virtual dos alunos; e apresentou uma prova on-line desenvolvida pelo professor Joaquim, da disciplina de Matemática, por meio do Moodle da SEME. Também foram passados dois pequenos vídeos falando do Moodle via Second Life, desenvolvido na Unisino, do Rio Grande do Sul.


Video: Ilha Unisinos no Second Life
Fonte:
http://youtu.be/dcNj_zkHqrc

Após a parada para um gostoso café oferecido pela direção da escola e preparado pelas dedicadas merendeiras, os professores voltaram a trabalhar no Moodle. O foco do trabalho, neste momento, era acessar a sala virtual da Formação ProUCA – SC – 2012, a qual foi criada pela Equipe do ProUCA para conhecer e desenvolver as atividades. Neste momento, o prof. Rogério S. Pedroso fez alguns esclarecimentos sobre a dinâmica de funcionamento da Formação ProUCA 2012 e ajudou a resolver problemas de senha e de acesso dos professores.
Foto 5: Interface da sala virtual do prof. Joaquim no Moodle da SEME

Foto 6: Este é o dedicado e simpático prof. Joaquim
É importante aqui registrar o belo trabalho que os professores multiplicadores, Gedimar e Ana, vêm desenvolvendo junto aos professores e o grande apoio e participação que a diretora, Vanete, e a orientadora pedagógica, Carolina, vêm dando ao ProUCA da escola.
 Foto 7: A diretora Vanete participou de toda a formação atentamente

- Clique aqui para ver mais fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário