segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Alunos da Cidade de Maricá, Rio de Janeiro, recebem laptops educacionais.

Oi Pessoal!

Segue abaixo dois links para o site da Prefeitura Municipal de Maricá, Rio de Janeiro. Os artigos relatam que o prefeito Washington Quaquá, comprou 14 mil laptops educacionais (Uquinhas), da Positivo, com recursos financeiros próprios do município e estão sendo disbribuidos para todos os alunos da rede municipal de ensino, com idade mínima de 5 anos. Os alunos podem levar o Uquinha para casa para que os familiares também possam usar (inclusão digital da família). Um detalhe, a Prefeitura Municipal está disbribuindo sinal de acesso à internet, sem fio (wireless) gratuitamente para os cidadãos.

Está ai, um ótimo exemplo a ser seguido por todos os administradores públicos, nos mais de 5.600 municípios brasileiros.

Leia mais nos links abaixo:

Link 1: http://www.marica.rj.gov.br/noticias/noticias.php?news=326

Link 2: http://www.marica.rj.gov.br/noticias/noticias.php?news=1104

(Acesso em: 3 outubro 2011).

Divulge para os amigos e conhecidos.

Prefeito Washington Quaquá conversa com crianças que ganharam netbooks na E.M. Marquês de Maricá

3 comentários:

  1. Como morador de Itaipuaçú(Maricá) lamento que essas mesmas crianças não possuam água potável, esgoto, iluninação pública e muito menos ônibus escolares para todas!!! Mas levam para suas casas Leptops Educacionais... ou seriam video-games individuais??? Pois, "Ter" e "Saber Usar" são coisas bem distintas. Nunca ouvi dizer que criança sem água, sem saúde(problema grave aqui, em Itaipuaçú) consegue aprender alguma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Respeito tua posição, como conhecedor da realidade de Maricá. Acredito, porém, que o uso do laptop em sala de aula e nas casas dos alunos pode ser um diferencial na vida desses estudantes. Acho que o laptop pode fazer o aluno vislumbrar sua realidade de outra forma e ter uma maior motivação para estudar.

    ResponderExcluir
  3. Entendemos que os laptops podem ser somente vídeo-games individuais, isso dependerá do uso que fazem pedagogiamente desta ferramenta. Acreditamos que os laptops se bem utilizados podem potencializar muitas coisas, inclusive ajudar na busca de soluções e organização para alguns problemas sociais, tais como falta de saneamento básico, saúde, educação, transporte, segurança etc. Primamos por "Saber Usar" mas de forma que seja um instrumento de comunicação, organização social, interação para fins de melhorar condições sociais como as relatadas em sua postagem e outras. Dominar estas tecnologias não como forma de acesso ao consumo e sim como possibilidades de autonomia e emancipação dos sujeitos e isso é papel da escola e da Educação como um todo. Precisamos potencializar os usos e superar a razão instrumental da do uso das mídias para podermos agir melhor no social como um todo.

    ResponderExcluir