sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Coordenadora Estadual do ProUCA/SC visita a Escola Thebe de Brusque.

Foto 1: Profa. Dra. Edla Ramos ao centro, à direita a secretária municipal de educação de Brusque, Gleusa L. Fischer

Na tarde de 19 de setembro de 2011, a coordenadora estadual do ProUCA/SC, profa. Dra. Edla Ramos, acompanhada dos professores Rogério S. Pedroso e Verônica Gabriela S. Piovani, membros da Equipe de Formadores e Pesquisadores da UFSC/ProUCA visitaram a Escola Pe. Theodoro Becker para conversar com os gestores e professores do estabelecimento sobre diversos assuntos referentes ao ProUCA. Estavam presentes também a secretária municipal de educação, Gleusa Luci Fischer, a diretora pedagógica dos Ensinos Fundamental, Médio e EJA, profa. Luciana Raimundo Marcos, a diretora de planejamento, pesquisa e tecnologias da Informação, profa. Marilene Carraro Barros Melara e o coordenador do ESPIN, prof. João Luiz de Lima Moreira.

Foto 2: Gestores e professores da Escola Pe. Theodoro Becker se fazem presente ao encontro.

O primeiro assunto levantado pela profa. Edla foi sobre como os professores e gestores estão avaliando as formações do ProUCA. Todos os professore e gestores que se manifestaram elogiaram os conteúdos e as atividade pedagógicas propostas pela Equipe de Formadores. Mas fizeram uma critica ao ambiente virtual E- Proinfo. Eles acham a interface do E-Proinfo apresenta um navegação muito dificil. Como disse a profa. Ivete, de Geografia: “A gente se perde muito fácil, pois a navegação no E-Proinfo é muito ruim.”

Em seguida a profa Edla quiz saber sobre as ações pedagógicas mediadas pelo laptop educacional, carinhosamente chamado de “uquinha”. Os professores relataram diversas experiências que estão realizando nas salas de aula. Eles reconhece que tem muito a aprender e elogiaram muito o papel dos professores-multiplicadores, Alcino Cesar e o Gedimar Pereira. “Sem eles ficaria muito difícil levar a cultura digital nas salas de aulas”, disse uma professora. Alguns professores disseram que, apesar do pouco tempo de uso pedagógico dos uquinhas em sala de aula, ele não conseguem mais imaginar dar aula sem os uquinha e o acesso à internet. O resultado pedagógico mais imediato que alguns professores sente nos alunos é que “com o acesso as informações disponível em tempo real e a todo tem, via internet, nossos alunos estão lendo mais e escrevendo mais”. A profa. Edla incentivou todos os professores ate terem um “olhar especial” sobre os resultados na aprendizagem dos alunos com o apoio dos uquinhas e do acesso à internet.

A secretária de educação, Gleusa Fischer, solicitou da profa. Edla informações junto ao MEC sobre como vai ficar o serviço de manutenção de hardware dos uquinhas, pois a garantia de fábrica acabou. A prof. Edla avisou que vai levar este assunto num reunião que terá em Brasília, no MEC. E assim que tiver um posicionamento sobre o assunto será compartilhado com todas as escolas catarinenses que participam do ProUCA.

Foto 3 – A conversa da coordenadora do ProUCA/SC com grupo foi muito produtiva

A Profa. Edla Ramos agradeceu a presença dos gestores da secretária de educação, aos gestores da escola e do professores por estarem fazendo um trabalho bonito e comprometido com a qualidade e a busca de um novo paradigma educacional.

Cabe fazer um registro de um fato que aconteceu durante toda o encontro. As alunas Amanda e Monique, da 7ª série da escola, trabalharam silenciosamente e discretamente na formatação e instalação do Sistema Operacional Ubuntu, nos uquinhas dos colegas de sala. Observem nas fotos acima as duas alunas ao fundo trabalhando.

Queremos deixar aqui registrado nosso agradecimento as duas alunas-monitoras que ajudam o ProUCA a dar certo na Escola Pe. Theodoro Becker.


Foto 4 - As alunas-monitoras Amanda e Monique instalando o SO Ubuntu no uquinhas dos colegas da 7ª série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário