quinta-feira, 31 de março de 2011

Política de acesso à Internet na THEBE

No dia 29 de março, a THEBE começou a analisar as configurações do servidor de acesso MetaSys. A proposta é personalizar o servidor às necessidades do PROUCA-THEBE.

Num primeiro momento observou-se que o servidor possui todas as configurações necessárias de acesso à rede interna (serviço samba) e possui um webadmin (web administrador) de onde é possível, de maneira bem simples, criar regras de acesso dos uquinhas à internet.

Em comum acordo foi decido bloquear o acesso das Redes Sociais. Portanto, o servidor via uma configuração simples bloqueou as seguintes redes:

orkut.com.br
facebook.com
twitter.com
youtube.com e
messenger

O youtube foi bloqueado em função da velocidade da internet, pois quando um aluno acessa o youtube praticamente o acesso da internet fica extremamente lento.

O servidor possui algumas opções de bloqueios como: por domínio, por site, por expressões e por Mime Types, este último muito interessante pois oferece um leque de opções como por exemplo restringir o download de arquivos avi, jpg, doc, mpeg, etc. Isto ajuda muito quando o assunto é banda de internet. Porém o bloqueio por “mime” pode ocasionar bloqueios de sites de bancos, webmail tipo do terra, etc.



Imagem: Página exibida quando aluno faz um acesso não autorizado

Somos cientes da necessidade de conscientização dos alunos, quanto ao acesso as redes sociais. Porém neste primeiro vamos bloquear e iniciar o trabalho de conscientização. O acesso a tais sites será liberado de acordo com a proposta pedagógica dos professores. Esperamos que em breve, possamos liberar o acesso e que os alunos saibam efetivamente utilizar as redes sociais com responsabilidade.

Neste dia também disponibilizamos aos professores o serviço de acesso ao servidor, onde o professor pode colocar uma determinada atividade e os alunos via acesso ao servidor tem disponibilidade deste arquivo para desenvolverem seus trabalhos, atividades e provas. Porém observamos que eles estavam utilizando o messenger para solicitar aos colegas as respostas de provas e atividades, e é esta responsabilidade que nos referimos acima.

Vale apena pontuar a aula de Inglês proposta hoje pela professora Bruna, onde todos os alunos acessaram o servidor, realizaram as atividades propostas pela professora e em seguida a professora pode conferir com relatórios a realização das atividades. Boas iniciativas como esta, estão surgindo a partir da troca de experiências com toda equipe pedagógica da escola.

(Texto de autoria de Alcino Cesar, professor multiplicador do PROUCA da THEBE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário