domingo, 13 de março de 2011

Grupo ProUCA-SC organiza o trabalho para 2011: a ideia é ampliar o processo de Formação indo um pouco além das diretrizes propostas pelo MEC

Após um começo de ano sem a confirmação da continuidade do trabalho do grupo de formadores e pesquisadores do Programa UCA em Santa Catarina, no final do mês de fevereiro os contatos com as escolas e profissionais envolvidos voltaram a ser feitos de modo mais intenso. Isto porque o novo Governo Federal, reconhecendo a necessidade da continuidade das formações e do processo de implantação do Programa UCA em SC, após um período de indefinição, rearticulou as equipes de trabalho em todos os Estados.

De acordo com as especificidades do Estado de Santa Catarina no encaminhamento do ProUCA, já iniciado no segundo semestre do ano passado, o grupo ProUCA-SC mantém uma proposta de formação e assessoria ao Programa que pretende ampliar o que já foi proposto pelo Ministério da Educação.

No primeiro comunicado feito às escolas, em fevereiro, a coordenação do ProUCA-SC enfatizou a questão da autonomia de cada escola envolvida no Programa, em Santa Catarina. Nesse sentido, além da formação geral proposta pelo MEC, o grupo ProUCA-SC se comprometeu a auxiliar com outros encaminhamentos, dentre os quais:
- implantar um processo de Formação para pessoal específico para o suporte e assessoria técnica de problemas simples e cotidianos;
- auxiliar a produção e seleção de outros materiais de interesse dos professores;
- promover a troca de experiências através da realização de encontros presenciais entre escolas e de vídeos-conferência com os estados e países vizinhos.

Alguns destes encaminhamentos já estão sendo vistos na prática, como o caso da migração do sistema operacional utilizado nos laptop: do MetaSys para o Ubuntu. Outro encaminhamento está sendo o recadastramento dos professores no e-proinfo, atualizando os dados para o ano de 2011. Nesse sentido, foi encaminhado na semana passada aos gestores das escolas envolvidas um comunicado solicitando o envio, até 15 de março, das informações necessárias para o processo de formação destinada a todos os professores e gestores (Direção e Orientação pedagógica) das Escolas UCA.

Além da formação no E-Proinfo, está sendo organizada pelo grupo ProUCA-SC uma proposta de formação e assessoria através de outros espaços, para a partilha e troca de experiências. A proposta inicial é a adoção de grupos e listas de discussões via internet, a realização de uma formação geral e presencial com profissionais das escolas, NTEs e NTMs envolvidos, além de visitas ocasionais às escolas, conforme a necessidade.

A proposta do ProUCA-SC é também continuar com a assessoria para questões técnicas mais gerais. E, neste sentido, a atuação dos profissionais dos núcleos técnológicos do estado e dos municípios é de fundamental importância para a continuidade do processo.

É nossa convicção que os profissionais da educação (junto com o povo de Santa Catarina) não deixarão passar a oportunidade de qualificar seu trabalho e a aprendizagem dos nossos alunos, fazendo o melhor uso possível dos laptops do Programa UCA.

Em breve, estaremos compartilhando os próximos encaminhamentos para o primeiro semestre de 2011. Acompanhem em nosso blog as novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário