quinta-feira, 10 de março de 2011

Configurações pós-instalação do Ubuntu

O Ubuntu, tal como vem em sua instalação padrão, ainda não está pronto para atender às necessidades dos alunos, dos professores e demais usuários. Falta-lhe ainda, muitos aplicativos e codecs necessários para rodar arquivos de multimídia. Essa é uma característica advinda da ideologia sobre a qual o Ubuntu é construído. O Ubuntu, traz em seu CD de instalação, apenas softwares livres, desse modo, não é possível que o mesmo ofereça aplicativos como o Flash Player (fornecido pela Adobe, e que não é software livre), por exemplo, que é responsável por fazer com que o usuário possa assistir alguns tipos de vídeos como os do youtube.

Mas não é só na questão de multimídia que o Ubuntu ainda é “cru” em sua instalação padrão. Falta-lhe um bom kit de jogos e programas educativos, sua interface gráfica e seus programas não estão totalmente traduzidos para o português... Em contrapartida existem alguns aplicativos de sua instalação padrão que geralmente não são usados pelo perfil de usuário que o Pro-UCA beneficia. Assim sendo, para deixar o Ubuntu totalmente usável para a sala de aula, faz-se necessário realizar algumas modificações no sistema recém-instalado. Neste tutorial, nós fazemos algumas sugestões, baseadas na experiência e no conhecimento que adquirimos sobre o Ubuntu e Software Livre ao longo dos anos. Sinta-se livre para seguir nossas orientações, ou adaptá-las de acordo com a sua realidade. O mais importante é fazer essas alterações em apenas um laptop e logo após, salvar os arquivos baixados da internet através deste laptop e usá-los para fazer as mesmas modificações nos demais laptops, de modo que seja possível poupar tempo e banda da conexão à internet.

Fazendo as modificações no 1º laptop

Pacotes a serem retirados.

Antes de tudo é recomendável retirar alguns pacotes que forem julgados desnecessários, pois isso já abre bastante espaço na pequena mídia de armazenamento que os laptops do UCA trazem.

A nossa sugestão de pacotes que podem ser removidos são os seguintes:

Evolution: gerenciador de e-mails. É um software que consome muita banda de internet. Além disso seu tamanho é muito grande para a tela do laptop do UCA. Para remover o Evolution por completo do Ubuntu é necessário remover os pacotes evolution e evolution-common. No terminal usa-se o comando:

sudo apt-get remove evolution evolution-common

Bluetooth: É um software para gerenciamento de bluetooth, porém os laptops UCA não possuem bluetooth, logo este software se torna desnecessário:

sudo apt-get remove bluetooth

Tomboy: um programinha simples para anotações.

sudo apt-get remove tomboy

Empathy: o Empathy é um software para comunicação instantânea (cliente do protocolo MSN). Dependendo das orientações da escola a respeito do uso de softwares para essa finalidade, o Empathy pode ser simplesmente removido. Ou pode ser substituído pelo Emesene, que é um comunicador instantâneo mais simples de usar e com uma funcionalidade melhor:

sudo apt-get remove empathy

Transmission: O transmission é um programa que gerencia downloads via torrent. Também não servirá para as nossas finalidades pedagógicas, pois a nossa escola não possui uma internet rápida o suficiente para usar esse tipo de programa, sem prejudicar o funcionamento da rede da escola.

sudo apt-get remove transmission-gtk transmission-common

F-spot: O F-spot é um gerenciador de imagens. Mas o Ubuntu já possui um outro programa que pode fazer isso, é o Eye, que serve para vizualização de todo tipo de imagens.

sudo apt-get remove f-spot

Rhythmbox: um tocador de músicas com mais de 10 Mb de tamanho em disco. Nós optamos por removê-lo pelo fato de o Ubuntu já possuir um outro player capaz de reproduzir músicas e vídeos, que é o Totem.

sudo apt-get remove rhythmbox

Programas à serem adicionados

Agora, chegou a hora de instalar mais alguns programas utilitários e educativos.

Gcompris: O Gcompris é uma excelente suíte de jogos educativos, voltados principalmente para a educação infantil e séries iniciais. Para instalá-lo:

sudo apt-get install gcompris

Tuxpaint: um programa simples para desenhar. O Tuxpaint traz uma coleção de carimbos prontos para o uso da criança. Também é voltado para séries iniciais e educação infantil.

sudo apt-get install tuxpaint

Emesene: um mensageiro instantâneo mais simples e muito similar ao Windows Live Messenger.

sudo apt-get install emesene

Tuxmath: um joguinho simples, que tem a matemática como tema.

sudo apt-get install tuxmath


Instalação de programas e pacotes multimídia.

Esta, acreditamos ser uma parte do artigo que deve ser seguida à risca. Pois ela lhe ajudará a instalar no Ubuntu, todos os programas e codecs necessários para rodar todo o tipo de arquivo multimídia, desde um simples mp3 até vídeos encriptados. Por isso qualquer programa que for retirado dessa lista, pode vir a fazer falta mais cedo ou mais tarde. Portanto, para evitar futuros desgastes, recomendamos que você instale todos os pacotes listados a seguir:

faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac gxine icedax id3v2 lame libdvdcss2 libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 libxine1-ffmpeg libxine1-plugins mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 nautilus-script-audio-convert regionset soundconverter sox totem-xine ubuntu-restricted-extras uudeview vlc vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree sun-java6-jre sun-java6-plugin w32codecs

Para instalar todos esses programas de uma só vez, execute os seguintes comandos:

sudo su

(digite sua senha)

(com o comando “sudo su”, você estará se autenticando como administrador do sistema, também conhecido como root ou super-usuário)

Agora execute o comando para a instalação dos programas:

apt-get update && add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ karmic partner" && apt-get update && wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && apt-get --quiet update && apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && apt-get --quiet update && apt-get -y install faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac gxine icedax id3v2 lame libdvdcss2 libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 libxine1-ffmpeg libxine1-plugins mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 nautilus-script-audio-convert regionset soundconverter sox totem-xine ubuntu-restricted-extras uudeview vlc vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree sun-java6-jre sun-java6-plugin w32codecs


Fazendo todas as alterações indicadas acima de uma só vez

Se você quiser seguir nossas orientações à risca, isto é, remover e instalar todos os aplicativos que sugerimos acima, tudo de uma vez só, faça a autenticação como root e execute o seguinte comando (não se esqueça de estar conectado à internet):

apt-get update && add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ karmic partner" ; apt-get update && wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && apt-get --quiet update && apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && apt-get --quiet update && apt-get -y remove evolution evolution-common bluetooth tomboy empathy transmission-gtk transmission-common f-spot rhythmbox && apt-get -y install faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac gxine icedax id3v2 lame libdvdcss2 libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 libxine1-ffmpeg libxine1-plugins mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 nautilus-script-audio-convert regionset soundconverter sox totem-xine ubuntu-restricted-extras uudeview vlc vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree sun-java6-jre sun-java6-plugin w32codecs


Este único comando fará para você, todas as modificações que sugerimos acima! (isto é Ubuntu... isto é Linux... é Software Livre!)



Agora é hora de instalar o plugin Flash Player, para isso você precisa acessar este link:


Salve o arquivo, em uma pasta. Quando o download terminar, vá até a pasta onde o arquivo foi salvo. Dê dois cliques em cima do pacote “install_flash_player_10_linux.deb”. Abrirá um programa que irá instalar o Flash Player para você.

Feitos todos esses procedimentos, o Ubuntu Netbook Remix já estará perfeitamente usável. A partir daí, você pode fazer mais algumas instalações ou remoções de programas que lhe forem convenientes.

No próximo post, explicarei como você pode salvar os instaladores dos programas instalados em um laptop, e usá-los para instalar os mesmos programas nos outros laptops, o que lhe poupará um tempo precioso.

Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário