sexta-feira, 18 de março de 2011

Como customizar uma imagem ISO do Ubuntu e criar o seu próprio Ubuntuca

O Ubuntu é um excelente sistema operacional, e como a maioria distribuições Linux mais populares, possui a filosofia de trazer em sua instalação padrão, muitas das ferramentas que um usuário final usará em seu dia a dia.

Mesmo assim, o Ubuntu ainda não possui em seu CD, muitos aplicativos que são indispensáveis para o uso cotidiano, talvez o maior exemplo disso, seja a falta de codecs multimídia.

De qualquer forma, em um ambiente educativo, necessita-se de uma leva de softwares, que caso não sejam instalados de imediato na instalação padrão do sistema, precisão ser instalados posteriormente. A questão é que fazer a migração dos classmates para o Ubuntu, e só depois personalizá-los, isto é, instalar, desinstalar programas etc... tornará esse processo lento demais e excessivamente trabalhoso. Além disso, o problema não está só no momento da migração, sabemos que de 300, 400, 500 laptops, é inevitável que de vez em quando, algum deles precisem ser formatados e seu sistema reinstalado. A ideia de que 500 laptops funcionem um ano inteiro sem dar nenhum problema em nenhum deles, é inconcebível.

Com base nisso, acreditamos que possuir uma imagem ISO do Ubuntu que já instale o sistema com tudo o que você precisa, de uma só vez, é algo com um enorme valor prático.

Como vocês já devem saber, aqui em Brusque, nós criamos o UbuntUCA, que na verdade é só uma imagem ISO do Ubuntu customizada de acordo com as nossas necessidades. O UbuntUCA já traz o sistema em português, traz todo o tipo de codecs para execução de multimídia, traz alguns jogos educativos à mais, além de não possuir alguns programas que julgamos desnecessários. Nós disponibilizamos o nosso Ubuntuca para download, visando facilitar as coisas para outras escolas que também tenham decidido fazer a migração.

Porém, a nossa maior filosofia não é dar o peixe e sim ensinar a pescar. Um dos nossos objetivos é compartilhar o máximo do nosso conhecimento e das nossas descobertas com quem quer que queira aprender.

Pensando nisso, trazemos neste post, um tutorial que lhe mostrará as ferramentas e os processos necessários para que você possa construir seu próprio UbuntUCA.

Nós usamos uma ferramenta chamada UCK (Ubuntu Customization Kit), instalada em uma máquina com o Ubuntu 10.04. A imagem ISO customizada, foi uma imagem do Ubuntu Netbook Remix 9.10.

Não testamos esse procedimento no Linux Educacional e nem no Windows, portanto, só podemos assegurar o sucesso do mesmo, através do Ubuntu.

Primeiros procedimentos:

Instalando o UCK

O UCK se encontra nos repositórios oficiais do Ubuntu, logo, ele pode ser facilmente instalado. Pode-se fazer isso através do Terminal com o comando:

sudo apt-get install uck

Pode-se também, instalar o UCK através da Central de Programas ou do Synaptic.

Usando o UCK.

1º Para usar o UCK, você precisa ter uma imagem ISO do Ubuntu guardada em seu HD, 5 GB de espaço livre e uma conexão com a Internet. Você pode abir o UCK através do Menu de Aplicativos do Ubuntu, em >Ferramentas de sistema> Ubuntu Customization Kit.

Quando você o abrir, ele mostrará um Terminal, junto com a seguinte tela:


2º No próximo passo, você deverá escolher o idioma da sua customização. Escolha a opção “pt”.


3º Agora escolha qual a variação do Português que será usada. No nosso caso, é o “pt_BR”, ou seja o Português Brasileiro.


4º Escolha novamente “pt_BR”.


5º Escolha a interface gráfica que será usada no seu Ubuntu, é recomendável escolher a opção “gnome”.


6º Agora você deverá procurar e escolher a imagem ISO do Ubuntu que você tem guardada em seu HD. Quando a encontrar, clique sobre ela e logo em seguida em OK.


7º Escolha o nome com o qual a sua customização será “batizada”.


8º O UCK lhe perguntará se você deseja customizar a imagem ISO manualmente, escolha a opção “yes”.


9º A próxima pergunta é se você deseja excluir os arquivos referentes ao sistema operacional Windows. Recomendo que escolha a opção “no”.


10º Pode clicar em fechar.


11º Abrirá um Terminal lhe pedindo a sua senha de segurança. Digite-a.


Agora o processo de descompactação da imagem ISO se iniciará:



12º O próximo passo é muito importante. Você tem a oportunidade de abrir um Terminal ou o Gerenciador de pacotes Synaptic, para fazer as alterações que você quiser. Se você escolher a primeira opção “Run package manager”, o Synaptic abrirá. Se você escolher a segunda opção “Run console application”, será aberto um Terminal.



A partir de agora, você tem total liberdade para fazer muitas alterações no sistema, à seu gosto. Mas, caso você não tenha tanta experiência com o Synaptic e com o Terminal, continue seguindo este tutorial, que abaixo eu lhe passo algumas dicas do que você pode fazer. Porém é importante que você aprimore os seus conhecimentos para poder explorar esse software em toda a sua potencialidade.

13º Vamos começar abrindo um Terminal. Escolha a segunda opção:


14º Digite o seguinte comando:

add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ DISTRO partner"


Atente-se ao fato de que, no lugar de DISTRO, você deverá colocar o codinome da versão do Ubuntu que você está customizando. Sendo que:


Ubuntu 8.04 > Hardy Heron

Ubuntu 8.10 > Intrepid Ibex

Ubuntu 9.04 > Jaunty Jackalope

Ubuntu 9.10 > Karmic Koala

Ubuntu 10.04 > Lucid Lynx

Ubuntu 10.10 > Maverick Meerkat


Como neste tutorial estou cutmomizando uma imagem ISO do Ubuntu 9.10 (Karmic Koala), o comando que eu devo usar será o seguinte:

add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ karmic partner"


Adapte o comando de acordo com a versão do Ubuntu que você está customizando.


15º Agora rode o comando:

apt-get update


16º O próximo passo é abrir o Synaptic, então feche o Terminal, e escolha a opção “Run package manager”.


17º Clique em Settings (opções) > Repositories (repositórios).



18º Habilite as quatro primeiras opções, e em “Download from”, escolha a opção “Servidor Principal”.

19º Clique em Close (Fechar). Então lhe aparecerá uma mensagem lhe avisando que os repositórios foram alterados.


Clique em Close.


20º Logo em seguida, atualize os repositórios clicando em “Reload” (recarregar).

21º Quando a atualização dos repositórios acabar, você já poderá instalar e desinstalar vários programas do seu Ubuntu, através do próprio Synaptic.

Caso tenha alguma dúvida sobre como utilizar o Synatpic, confira o seguinte artigo: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Gerenciamento-de-programas-no-Ubuntu-atraves-do-Synaptic?pagina=2


22º Mas você não precisa ficar restrito ao uso do Terminal e do Synaptic. Você pode chamar vários outros programas. Para isso, você deve abrir o Terminal e chamar esses programas pelo seus nomes. Ex: Se você quer abrir a Central de Programas do Ubuntu, digite, no Terminal, o comando:

software-center



Na verdade, com a Central de Programas, o Synaptic e o Terminal, você já poderá fazer todas as instalações e remoções de programas que você quiser.

23º Quando você fizer todas as alterações que quiser, escolha a opção “Continue building”. Mais alguns processos ocorrerão, e você pode acompanhá-los através do Terminal. Não feche o Terminal sem que todos os processos tenham completado.

24º Quando o UCK completar todos os processos, ele guardará a imagem ISO customizada dentro da sua pasta pessoal, no diretório /tmp/remaster-new-files. Dentro deste diretórios, terá um arquivo chamado “livecd.iso”, este arquivo é a imagem ISO com todas as alterações que você fez.


Até a próxima.

Um comentário:

  1. Olá sou Prof. Jorge Andrade do NTE Belém e nos fizemos uma versão baseada no Lubuntu 10.4 com aplicativos educacionais e telas padronizadas, ficou show e roda blz no UCA pois a iso fica com 800 mb e como o Laptops do UCA do nosso estado tem do 4GB de SD sobra um bom espaço após a instalação.

    ResponderExcluir