terça-feira, 22 de março de 2011

Como configurar o Cheese para gravar vídeos com áudio no UbuntUCA

Sem dúvida a possibilidade de gravar vídeos nos classmates do Pro-UCA, é um grande diferencial que pode marcar o trabalho com as novas tecnologias na educação.

No UbuntUCA, o programa usado para gravar vídeos é o Cheese. Mas pode ser que ele não grave vídeos logo de primeira. É bem provável que ele tire fotos normalmente, mas na hora de gravar vídeos, pode ser que ele trave. Porém, com algumas configurações muito simples, pode-se deixá-lo prontinho para gravar vídeos com áudio.


Configurando a webcam

1º Abra o Cheese em >Multimídia>Cheese.

2º Com o Cheese aberto, clique em >Editar>Preferências. Abrirá uma janela com as seguintes opções:


3º Clique em “Resolução”, você verá uma lista de opções para a resolução da sua câmera, escolha uma resolução menor e tente gravar novamente. Caso o Cheese trave, escolha uma resolução menor ainda.

Com a resolução 320x240, ele já deverá gravar vídeos normalmente. Pode ser que quando começar a gravar, ele trave durante os 10 primeiros segundos. Mas logo depois ele irá normalizar a gravação que continuará normalmente.

Faça um teste e verifique se o Cheese já está gravando com o áudio. Caso ainda não esteja, também é muito simples de resolver esse problema.


Configurando o áudio no Cheese

Para configurar o áudio no Cheese, você deverá usar um programa chamado PavuControl. Caso você tenha optado por instalar o UbuntUCA que disponibilizamos para download, o PavuControl já deverá estar instalado. Caso contrário, você precisará instalar o PavuControl.

sudo apt-get install pavucontrol

Assim que estiver com o PavuControl instalado, você poderá abri-lo em >Multimídia>Controle de Volume do PulseAudio.


Clique na aba >Dispositivos de entrada. Você verá dois controles deslizantes, que deverão estar paralelos um ao outro.

Para que você possa gravar vídeos com aúdio, ou simplesmente gravar áudio no UbuntUCA, você precisa deixar o controle debaixo no máximo e o controle de cima, no mínimo. Caso, ao arrastar um dos controles, os dois se moverem junto, clique no cadeado que fica no canto superior direito dos controles, para destravá-los.

Com essas configurações bastante simples, você já poderá fazer a festa com a webcam do seu Classmate.

Devemos lembrar que, como essa é uma configuração que deve ser feita após a instalação do sistema, pode ser que seja um tanto trabalhoso para o Professor Multiplicador configurar laptop por laptop. Portanto, uma solução interessante é ensinar os professores de sala de aula a fazer essas pequenas configurações, de modo que cada professor possa ajudar na configuração dos laptops da sua própria turma. Com turmas maiores, os próprios alunos podem fazer esse procedimento, com a ajuda do professor de sala de aula.

Até a próxima

Abraço

2 comentários:

  1. Eu uso o ubuntu a pouco tempo e não sabia como usar a minha webcam e microfone que já vem embutido no meu netbook acer d255, e seguinto esse tutorial deu certo, essas soluções já deveriam vir nativas no ubuntu, assim ganharia mais adeptos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anderson!

    Obrigado pela dica.
    Um abraço e sucesso.
    Prof. Rogério S. Pedroso

    ResponderExcluir