sexta-feira, 11 de março de 2011

Capacitação para os pais das crianças da Educação Infantil da Thebe.

Foto: Criança precisa de nosso carinho e ajuda

Atualmente a E.E.F. Pe. Theodoro Becker atende aproximadamente 440 alunos, regularmente matriculados na Educação Infantil a 8ª série do Ensino Fundamental. Cerca de 100 alunos matriculados tem faixa etária entre 3 e 6 anos de idade.

Com a implantação do Projeto PROUCA, temos uma preocupação e o comprometimento em atender com muita responsabilidade essa faixa etária. Diversos autores, defendem o uso do computador e argumentam da sua eficácia para o desenvolvimento cognitivo do aluno até os 6 anos de idade. LÉVY (1998, p.29) afirma que:

Já no começo do século XXI, as crianças aprenderão a ler e escrever com máquinas editoras de texto. Saberão servir-se dos computadores como ferramentas para produzir sons e imagens. Gerirão seus recursos audiovisuais com o computador, pilotarão robôs... (...) O uso dos computadores no ensino prepara mesmo para uma nova cultura informatizada”

Sabemos que o trabalho dos professores frente a este desafio que o Projeto PROUCA vem proporcionando a todos, tornará os alunos muito familiarizados com os laptops e com todas as suas possibilidades de uso. Porém neste momento surgiu a ideia de trazer os pais dos alunos da Educação Infantil ao 1º ano para que também tenham a oportunidade de uma formação rápida, para que sintam-se incluídos no Projeto PROUCA e motivados à auxiliar, aprender e utilizar juntamente com seus filhos, em suas casas, os laptops.

Sendo assim, iremos oferecer aos pais dos alunos matriculados na Educação Infantil e 1º ano uma formação rápida para sanar eventuais dúvidas de uso do laptop, com o intuito de auxiliar seus filhos, quando o laptop for entregue aos alunos para que sejam levados para suas casas.

O QUE SERÁ APRESENTADO?

1 - Breve apresentação do Projeto PROUCA

2 - Como ligar e desligar o “uquinha”

3 - Acessando os pacotes de jogos pedagógicos do Linux

4 - Alguns exemplos para uso dos pais: Digitar textos, fazer apresentações, planilhas de cálculos, acessar a internet (caso tenha em sua residência)

5 - Carregar a bateria

6 - Assinatura do termo de recebimento do uquinha.

(Texto de autoria do prof. Alcino Cesar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário